Blitze educativa, palestra e escolinha itinerante fizeram parte da Semana Nacional do Trânsito

0
845
Escolinha de Trânsito na Rua Coberta. Foto: Carlos Borges.


A Semana Nacional de Trânsito, que encerra nesta terça-feira (25), contou em Gramado com blitze, palestra e escolinha itinerante, visando conscientizar pedestres, motoristas e toda a comunidade para um trânsito mais seguro. No sábado (22), a Escolinha de Trânsito Itinerante esteve na Rua Coberta. Famílias Gramadenses, visitantes e os alunos da EMEI Branca de Neve participaram da atividade, equipada com bicicletas, triciclos, capacetes, cones para sinalização, placas de advertência e regulamentares, e pista em lona com sinalização horizontal. O Secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, e os agentes de trânsito orientaram a programação do dia.

Já nesta segunda (24), a Escolinha esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. O Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, acompanhou a ação com os estudantes, que visa prepará-los como pedestres e futuros motoristas. “A educação para o trânsito seguro começa nas famílias e na sala de aula. Por isso, estas atividades da administração municipal nos colégios são fundamentais”, disse. O Secretário Luiz Quevedo conduziu a Escolinha com os agentes da pasta.

Promovida pela Prefeitura e pela Secretaria de Trânsito, com apoio da Secretaria da Educação, as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Gramado iniciaram no último dia 18, com uma blitz na Av. Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais. A cada motorista, foi distribuído um folder educativo sobre a necessidade do respeito ao dirigir pela cidade para a organização do trânsito. O panfleto informa sobre a utilização das rotatórias (prioridade para quem estiver circulando nelas), das faixas de segurança (prioridade para o pedestre que está atravessando) e os perigos da utilização do celular no volante, já que é cada vez maior o número de motoristas que usam smartphones ao dirigir.

A programação contou ainda com palestra na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC). A última atividade da Semana será mais uma blitz educativa na Avenida Borges de Medeiros, às 10h de terça-feira (25).

SEMANA DO TRÂNSITO DE GRAMADO

Terça-feira – 25/09
Atividade: Blitz educativa
Local: Av. Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais
Horário: 10h
Público-alvo: Condutores da cidade e turistas (com apoio do CFC Gramado)