Para comemorar o aniversário de 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins, fundada em 8 de novembro de 1968, a Prefeitura de Gramado e o Conselho Municipal de Política Cultural fizeram uma programação especial: uma homenagem ao escritor José Clemente Pozenato, autor do romance “O Quatrilho”, pelo qual descreve a vida de dois casais de imigrantes italianos e assim obtém poderosa narrativa que personifica a saga destes em meio às colônias do Rio Grande do Sul.
O romance, publicado em 1985, ajuda os leitores na compreensão de todo um importante período histórico que começa próximo ao fim da monarquia e adentra o início da república no Brasil.
Ao homenagear Pozenato, a administração municipal procura reverenciar aqueles que são a principal razão da existência das bibliotecas – os escritores. O evento, que inicia às 8h30, da próxima quinta-feira (8) é aberto ao público e tem entrada franca.
Nascido em 1938 em São Francisco de Paula, Pozenato não só produziu esta obra literária importante para o Brasil, como a fez valorizando inúmeros aspectos da cultura, da história e dos costumes riograndenses e, sobretudo, examina com sua criação os reflexos causados pela imigração de europeus, principalmente os italianos – dos quais descende – que fluíram para esta localidade a partir do século 19, sendo Gramado uma comunidade bastante representativa de tais fenômenos sociais em nosso estado.
“Impressionando tanto pelo argumento como pela estética de sua ficção, O Quatrilho acabou por ultrapassar as fronteiras da literatura a partir do momento em que os artistas da cinematografia enxergaram em sua estória a base para fascinante roteiro de um filme. Foi então o diretor carioca Fábio Barreto que adaptou a obra para o cinema, lançando em 1995 o filme com título homônimo, que por ter sido muito bem recebido pelo público e pela crítica, foi já no ano seguinte, em 1996, indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro”, salienta o conselheiro Miguel Sória.
SERVIÇO
Jubileu da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins – homenagem ao escritor José Clemente Pozenato, autor do romance “O Quatrilho”
Quando? Quinta-feira, 8 de novembro.
Onde? Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins (Rua São Pedro, nº 369, fundos da Câmara de Vereadores)
Entrada franca
Programação
8h30 – Cerimônia de homenagem com descerramento de placa comemorativa e entrega de placa individual ao escritor Pozenato
9h30 – Exibição do filme “O Quatrilho” para estudantes, autoridades e comunidade (indicação: 14 anos)
11h – Debate sobre o filme e encerramento
If you are going for finest contents like myself, only go to
see this web site everyday for the reason that it gives feature contents,
thanks
Your style is really unique compared to other folks I’ve read stuff from.
Many thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just book mark this page.
What’s up, just wanted to tell you, I loved
this blog post. It was helpful. Keep on posting!
Comments are closed.