Barreiras Sanitárias deste final de semana dependerão de condições climáticas favoráveis

0
329
Foto: Carlos Borges.

As Secretarias Municipais da Saúde e de Trânsito e Mobilidade Urbana vêm fazendo barreiras sanitárias nas entradas de Gramado aos finais de semana, visando maior segurança em saúde, tanto para os moradores, quanto para os visitantes. O objetivo é evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) no município.

Contudo, as barreiras neste final de semana estarão sujeitas às condições climáticas favoráveis, como a ausência de chuva. Caso o tempo esteja instável, com chuva, elas não deverão ocorrer, pensando na saúde dos profissionais que ficariam sob risco. Os servidores, entretanto, estarão em sobreaviso. Assim sendo, caso no sábado pela manhã chova e à tarde não, neste turno haverá barreira. A mesma situação serve para o domingo.

Sobre as barreiras

As barreiras sanitárias têm o intuito de informar os visitantes sobre a situação na cidade. Uma ocorre na Avenida Borges de Medeiros, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, e outra próxima ao posto da Polícia Rodoviária Estadual.

Na abordagem, profissionais de enfermagem entrevistam os ocupantes dos veículos, questionando sobre a procedência deles, se tiveram sintomas gripais nos últimos dias, se tiveram contato com uma pessoa que teve coronavírus, entre outras perguntas. Além da entrevista é feita a medição de temperatura com um termômetro infravermelho que faz a aferição na testa. Quem apresentar temperatura superior a 37,8 será encaminhado a atendimento médico.

As pessoas são orientadas, também, a usarem máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais e hoteleiros, além de evitarem aglomerações.