Banco Digital: Vale ou não vale a pena?

0
243


Lá no meu Instagram, eu tenho um quadro que se chama É bom ou É bomba. Nele eu trago assuntos sobre finanças e analiso se algum produto ou serviço vale ou não a pena para o seu bolso.

Há alguns dias falei sobre bancos digitais, e eu considerei este tema bem relevante para trazer aqui, para esclarecer alguns pontos para vocês. Lembrando que os textos que eu trago aqui para o Portal são exclusivos, então você está tendo acesso a um conteúdo em primeira não.

Primeiramente, vamos entender o que é um banco digital. O banco digital é um banco que não possui agência basicamente, ou seja, a sua conta é totalmente gerenciada por aplicativos ou pelo site do banco.

Inicialmente, pode parecer meio inseguro. Porém, o diferencial deles em relação aos bancos tradicionais é justamente a facilidade e o atendimento online rápido e em geral, muito eficaz.

Além disso, a maior parte deles oferece contas bancárias sem tarifas. Um adendo, existe uma resolução do Banco Central que determina que todos os bancos devem fornecer uma conta com serviços básicos de maneira gratuita.

Os bancos tradicionais não costumam oferecer esta primeira opção de maneira automática, você precisa solicitar. Já os bancos digitais, costumam te oferecer de maneira automática a conta bancária gratuita.

Mas não são só vantagens, avaliando de uma maneira simples a lista de reclamações dos bancos no ano de 2020 , efetuada pelo banco Central , nas cinco primeiras posições temos: em primeiro lugar um banco digital, e nos outros 4 bancos já tradicionais.

Ou seja, os problemas que você pode vir a ter em uma instituição digital, são os mesmos que você pode ter um uma instituição tradicional. Outro ponto que ambas tem em comum é que devem ser garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito.

O Fundo Garantidor de Crédito é um fundo que garante pelo menos 250.000,00 por CPF e instituição caso o banco venha a quebrar. É importante avaliar com cuidado, antes de abrir uma conta em alguma instituição, pois algumas apesar de terem conta digital não tem esta cobertura, pois não são consideradas bancos.

E qual das duas opções é mais indicada quem quer começar para investir? Nenhuma das duas. Neste caso, eu indico abrir uma conta em uma corretora de valores, pois existem mais opções, as tarifas são menores e há mais especialização neste.

O banco é o tipo de serviço que precisa ser simples e prático no momento em que precisarmos. Tenha bastante cuidado na hora de escolher a sua instituição, buscando aquela que facilite a sua vida financeira.