Banco de Sangue em parceria com a Skyglass promovem campanha de doação

0
559


O Banco de Sangue de Caxias do Sul em parceria com a Skyglass, realizará dia 04 de maio, das 09h às 16h no Grande Hotel Canela, campanha de doação de sangue para os moradores de Canela e região.

O Banco de Sangue é um serviço de hemoterapia situado em Caxias do Sul, que atende mais de 15 municípios da região nordeste na Serra Gaúcha, responsável pela distribuição de sangue para todos os hospitais da região incluindo o atendimento dos pacientes de Canela.

A pandemia vem desafiando os serviços de saúde, o número de voluntários para doação de sangue sofreu uma significativa queda e com a chegada do inverno, há uma tendencia das doações diminuírem ainda mais. Por isso, o Banco de Sangue, junto com instituições parceiras, promove coletas itinerantes, com o intuito de ir ao encontro dos doadores, facilitando o acesso e garantindo maior estabilidade e segurança nos estoques de sangue.

Atualmente, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, com destaque especial aos doadores O-, O+ e A+, cujo estoque encontra-se em maior queda.

Curados do Covid-19

Curados do Covid-19 também podem doar, desde que apresentem o teste confirmatório e estejam 30 dias sem sintomas ou alta médica. Através da doação de plasma convalescente, estes doadores, poderão ajudar pessoas que ainda estão enfrentando o vírus e encontram-se em situação grave.

“A solidariedade e empatia podem ser os grandes aliados para que possamos atender com tranquilidade os hospitais e pacientes que permanecem em tratamento contínuo e garantir a assistência necessária nos casos de urgências e emergências. Comunidade de Canela, participem desta corrente do bem, uma doação de sangue pode salvar até 4 vidas”, diz a equipe do Banco.

Agendamento

Para evitar aglomerações e agilizar o atendimento do voluntário, as doações devem ser agendadas pelos telefones 05499172-7465. Após a doação, a Skyglass disponibilizará uma surpresa ao doador.

REQUISITOS PARA SER UM DOADOR DE SANGUE:

– Ter entre 18 e 69 anos (pode doar a partir dos 16 desde seja autorizado pelos responsáveis)

– Ter peso mínimo de 50kg

– Não estar em jejum

– Apresentar documento oficial com foto

– Mulheres podem doar três vezes em 12 meses

– Homens podem doar quatro vezes em 12 meses

O QUE IMPEDE A DOAÇÃO:

– Tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano

– Resfriado ou gripe (aguarde 15 dias após o término dos sintomas)

– Endoscopia, colonoscopia, broncoscopia há menos de seis meses

– Ter doado sangue em menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)

– Ter herpes

– Estar com alergia em crise (asma, rinite ou urticaria)

– Piercing em genital ou oral

– Estilo de vida que inclua uso de drogas ou sexo sem o uso de preservativo com múltiplos parceiros.