Bananas & Marketing: uma lição sobre o que o manifesto da sua marca pode fazer pelo mundo ao seu redor

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Olá amigos leitores do Portal Gramado News, aqui é a Jenny Runge – a Idealista –  trazendo uma história marcante e verídica sobre como o poder do manifesto da sua marca pode fazer grandes mudanças no mundo, começando com o seu mundo!

Estava eu de mudança para o apartamento que adquiri quando precisei ir no mercado. Eis que não conhecia nenhum na redondeza, afinal eu era nova por ali. Então em busca do mercado encontrei o Bom Preço.

No momento que entrei naquele lugar, algo gritou em mim, que ali não era apenas mais um mercadinho de bairro e sim, uma empresa que não estava ali por acaso! E estas eu reconheço de longe!

Logo na entrada flores, sorrisos, tudo muito bem organizado e até decorado. 

É como se eu estivesse entrando na casa de uma amiga e não em um estabelecimento comercial. Tão aconchegante e confortável que parecia que todos me conheciam. 

Me senti muito bem e acolhida. 

Provoque os sentimentos do seu cliente através do Marketing Sensorial, em próxima coluna falarei mais sobre isso para você.

Qual não foi a minha grata surpresa quando vi o expositor de frutas todo enfeitado! 

Gente, aquelas gôndolas pareciam sair de uma página de Pinterest!!! 

E ao chegar na exposição de bananas eu simplesmente pirei com o que estava vendo. 

Era quase que inacreditável tamanha presteza e carinho com os clientes! 

Cada banana tinha em sua casca uma palavra de carinho: Esperança, Força, Fé, Saúde… Nossa aquilo me encantou! E me pus a questionar: “Como os grandes mercados não pensaram nisso antes?!” – E com isso muitas e muitas teorias vieram na minha cabeça, pois este mercado não era tão pequeno a ponto de simplesmente ser essa a “desculpa” para os grandes e nem tão grande que não pudesse fazer o que havia feito!

A única explicação me parecia muito simples: A gestão do mercado age focada no cliente e isso é o que faz a grande diferença quando se pensa em uma estratégia de Marketing! 

Pensar em seu cliente do início ao fim da jornada! Esse é o grande segredo do Marketing! Mas, para se pensar assim tão bem em seu cliente, existe outro fato muito importante: você precisa o conhecer muito bem! 

Quando falamos em conhecer seu cliente não falamos apenas em saber sobre suas informações geolocalizadas, idade e sexo ou ainda quanto ganham por mês. Mas conhecer seu comportamento, suas necessidades, seus anseios. E isso, isso esse Mercado mostrou saber muito bem como fazer.

Se você quiser aprender a conhecer mais sobre seu cliente, em próxima coluna trarei um texto informativo com exercícios práticos!

Me coloquei a visitar o local mais algumas vezes para entender se aquilo que eu estava vendo era apenas um fato isolado ou se era comportamento normal. Me surpreendi por ter o mesmo atendimento todas as vezes, com o bônus de agora ser chamada pelo nome assim que colocava meus pés ali.

Então, veio a pandemia e com ela muitas mudanças e dúvidas.

Eis que o Mercado inova mais uma vez e faz uma verdadeira reviravolta positiva!

A gestora, com a diminuição do movimento in loco, simplesmente lançou sugestões de combinações de frutas e legumes, bem como da padaria e fez cestas incríveis! A entrega gratuita no bairro de mini ranchos, como cestas de frutas de legumes e até da padaria, tudo na porta de casa, sem que eu precisasse sair do conforto do meu lar e para qualificar ainda mais o atendimento: tudo fresquinho e quentinho! 

Não era mais uma compra normal de mercado. A compra agora ficou experienciada como um fator emocional! Porque receber na porta da minha casa uma cesta linda em forma de presente eleva a autoestima e os hormônios do prazer de qualquer mortal!

Esse foco empreendedor me fez ficar ainda mais apaixonada pela forma de gestão daquele mercado de bairro e por todas as experiências que vivi. Pedi então à Cláudia que me contasse um pouco mais da sua história… e se você clicar agora para ouvir, já aconselho preparar o lencinho porque é de emocionar!

https://bit.ly/Bananas-Marketing

Por isso, mostrando em forma de depoimento nesta coluna que venho aqui compartilhar com vocês ensinamentos poderosos de marketing extraídos da prática desse mercado e que você poderá, com toda certeza, aperfeiçoar e iniciar também no seu negócio.

Papel e caneta na mão, vamos lá!

  1. Conheça seu cliente.
  2. Fale a língua do seu cliente.
  3. Encontre as formas de se comunicar com ele.
  4. Respeite seus limites e faça tudo o que puder com aquilo que tem em mãos.
  5. Execute rapidamente aquilo que aprender. 
  6. Não dê ouvidos para nada que não seja o seu coração 
  7. Ouça sua intuição. 
  8. Perceba os sinais que estão à sua volta. 
  9. Concretize ideais e faça com que sua equipe se apaixone por sua visão.
  10. Mostre em forma de resultados que deu certo. 
  11. Multiplique rapidamente. 
  12. Não tenha medo de apostar alto. 
  13. Faça para seu cliente como se fosse para si mesmo.
  14. Simplicidade é o segredo. 
  15. Provoque seus clientes a se tornarem apaixonados pelo seu negócio. 
  16. Fortifique a sua comunidade.
  17. Faça com que sua comunidade participe do seu negócio.
  18. Lidere o seu movimento.
  19. Avise o mundo que seu movimento tem um propósito maior que você mesmo.
  20. Seja corajoso de assumir quem és e se posicione nesse mundo que te aguarda!

Estes ensinamentos foram extraídos do que Cláudia, a gestora do Mercado Bom Preço fez na prática nos últimos 3 anos e que vem fazendo nos últimos dias, modificando sua estrutura para atender de formas diferenciadas toda a comunidade. 

Para mim foi um grande prazer ver de perto conhecimentos tão grandiosos que muitos pagam caro para saber, estando tão disponíveis quando você é apaixonado pelo seu negócio e não desiste de lutar por ele. 

Importante salientar que além de conhecer clientes Cláudia busca diferentes conhecimentos e viveu as experiências do Connection+ em Gramado. Foi assistindo as palestras de Rick Chester e do empresário e músico Victor (da dupla Victor e Léo) que ela imediatamente começou a implantar as ações. 

Agora a novidade da Cláudia! Aquilo que ela já faz para o cliente final está começando a fazer também para empresas! O atendimento da rede de Hotéis e Pousadas com seus produtos da padaria está facilitando a vida dos gestores desses estabelecimentos. 

Perceberam? Qual o segredo da Cláudia? 

Ela está focada nas necessidades de seus clientes!

A todo momento observa suas necessidades e cria produtos e serviços para atendê-los imediatamente! Busca fontes de informações e conhecimentos diariamente para se manter ativa e inovadora. E você, o que aprendeu com a história da Cláudia, comente! 

Fico por aqui e já te aguardo para mais uma história prática de Marketing e Negócios.

Afinal de contas, idealistas movem o mundo e ninguém está aqui por acaso! 

Primeiro a gente SOMA. Depois, MULTIPLICA.

Um beijo no seu coração.

Com carinho,

Jenny Runge – A Idealista 



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