Atividades nas escolas buscam prevenir a violência contra a mulher

0
2102


Na tarde de hoje (27), às 14h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, acontece a palestra da Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre, Ivana Machado Battaglin. A atividade, alusiva ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, é destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A palestra traz um retrospecto das diversas violações aos direitos humanos das mulheres ao longo da história da humanidade em todo o mundo, até os dias atuais. Busca também discutir os estereótipos de gênero e desconstruir o machismo, mostrando o quanto isso é danoso para homens e mulheres, meninas e meninos, pois é a gênese da violência doméstica e familiar.

Ainda, a palestra aborda diversos aspectos do feminismo, desmistificando alguns conceitos e preconceitos, e trazendo mensagens empoderadoras para mulheres e meninas se aceitarem como elas são (sem se deixarem sujeitar pela indústria do corpo perfeito, por exemplo), mostrando as desigualdades que ainda existem no mundo para as mulheres (salários menores, desvalorização no mercado de trabalho…), e revelando as várias faces da violência contra a mulher como, assédio, estupro, feminicídio e relações abusivas.

O Gabinete da Primeira-Dama, por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), está realizando atividades junto às escolas do município.

Sobre a palestrante

Ivana Machado Battaglin é Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica de Porto Alegre. Membro da COPEVID/GNDH – Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público. Especialista em Penal e Processo Penal pela UniRitter. Especializada em Direito da Criança e do Adolescente com ênfase em Justiça Restaurativa pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP. E, palestrante nos temas de violência de gênero, abuso sexual e direitos humanos.