Até agora, não foi encontrado foco do Aedes aegypti em Gramado

0
1595


A coordenadora da Vigilância Sanitária de Gramado, Mariana Toniolo, esteve no Programa Gramado News, na Rádio Gramado Fm, na manhã da última quarta-feira (28), para falar sobre as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, Chikungunya e dengue.

Mariana comentou que desde o início do ano a vigilância sanitária de Gramado está realizando campanhas, mas que dia 20 de fevereiro foi colocada em prática uma ação chamada LIRA (levantamento do índice rápido), onde são feitas visitas pela residências para verificar se há foco do mosquito.

“Buscamos nos municípios se há presença do mosquito e felizmente não foram encontrados focos até agora”, destaca a coordenadora.

De acordo com ela, Gramado é uma cidade que recebe muitos visitantes e o mosquito pode vir nos veículos de passeio dos turistas.

Toniolo também comentou sobre o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia que está sendo emitido em Gramado.

“É sempre importante a pessoa guardar a carteira de vacinação, pois ela é como um documento nosso”.

Outro assunto abordado durante a entrevista foi sobre a nova lei de adequação para açougues e fiambrerias. Segundo Marina, mudou o prazo para que os estabelecimentos se adequem as novas normas.

“Nós da Vigilância Sanitária de Gramado faremos uma nova capacitação para os estabelecimentos”, avisa a coordenadora.

Escute a entrevista na íntegra pelo link abaixo: