Associados da Cooperativa Casa do Colono participarão de capacitação gratuita

0
1404
A Casa do Colono está localizada na Praça das Etnias. Foto: Clara Casagrande.


Os associados e interessados da recém-formada Cooperativa Casa do Colono de Gramado participarão, na próxima quarta-feira (16), de um curso sobre cooperativismo. O encontro é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e a Emater, e será realizado no polo da UAB de Gramado, das 13h30min às 17h.

O curso é uma exigência estatuária da cooperativa para os sócios-fundadores e todos aqueles que têm interesse em se associarem. As inscrições podem ser feitas na Emater, gratuitamente. O curso será disponibilizado uma vez ao ano.

Os temas abordados serão capacitação em cooperativismo, conceito, gestão de cooperativa, responsabilidades e funções dos associados. Os palestrantes são o administrador de empresas Claudio Degrazia Nader e a socióloga Luciana Musziski, ambos membros da equipe multidisciplinar que executa o programa de extensão cooperativa da Emater.
“A formalização da cooperativa abre as portas para novos horizontes de comercialização, permitindo a expansão de atividades, surgimento de novas agroindústrias e a redescoberta do espírito associativo na agricultura de Gramado”, destaca o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo.

Cooperativa Casa do Colono 

A fundação da cooperativa, com 47 associados, é fruto de mais de seis meses de trabalho da comissão dos agricultores com apoio da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Agricultura, e equipe da EMATER de Gramado e do escritório central de Porto Alegre.

A cooperativa, formada em setembro, visa congregar processos de comercialização das agroindústrias, produtos in natura e artesanato rural na Casa do Colono, localizada na Praça das Etnias.
Além da comercialização, a cooperativa poderá produzir seus próprios produtos a partir de matérias-primas da agricultura familiar, beneficiar e embalar produtos, executar serviços de logística e participar de mercados institucionais.
Podem associar-se à cooperativa, agricultores familiares ou agricultores que possuem agroindústria legalizada no meio rural do município.

A primeira diretoria eleita da cooperativa é composta pelos seguintes nomes: Ronaldo Serafim como presidente; Helen Marcon como vice-presidente; Cássia Augsten, Leila Lazaretti, Vanderleia Marschner, Loiva Hörlle, Analisa Weber e Carine Dambrós no conselho de administração e Leandro Cavichion, Severino Ecker, João Andreis, Everson Ruppenthal, Roberto Weimer e Claudio Backes no conselho fiscal.

SERVIÇO
O quê: Curso sobre cooperativismo
Quando: 16 de maio, quarta-feira
Onde: polo da UAB de Gramado, das 13h30min às 17h (Rua Josias Martinho, 197, bairro Moura)
Inscrições: gratuitas, na Emater (Rua Senador Salgado Filho, 323, bairro Centro – 8h às 12h e 13h30 às 17h30). Mais informações: (54) 3286.2698
Quem pode participar: associados e interessados na Cooperativa Casa do Colono de Gramado