Inauguradas as primeiras turmas de Sociologia e Geografia da UAB

0
1421
Polo da UAB Gramado recebeu nesta semana a aula inaugural do curso de Geografia. Foto: Carlos Borges.


O polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Gramado inaugura mais um curso de ensino superior, garantindo a formação qualificada e gratuita à comunidade. Um dos primeiros cursos confirmados pelo polo, Licenciatura em Sociologia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), terá sua aula inaugural na próxima sexta-feira (23), às 19h30min.

A primeira aula reunirá a turma de cerca de 40 alunos e contará com a palestra “Ética e Felicidade”, ministrada pelo doutor em Ciência Política, Djalma Cremonese. As aulas serão na modalidade a distância. A graduação tem duração de quatro anos. As disciplinas que compõem o curso de Sociologia (Licenciatura) são de natureza teórica e prática, com atenção em três áreas que formam as Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política).

Inaugurado em agosto de 2017 e mantido pela Prefeitura Municipal, o polo da UAB de Gramado conta com os seguintes cursos de graduação confirmados ou em andamento: licenciaturas em Pedagogia e Geografia (UNIPAMPA), Licenciatura Letras/Português (UFSM), Licenciatura Sociologia (UFSM), Bacharelado em Desenvolvimento Rural – Plageder (UFRGS) e Sistemas para Internet (IFSul).

Além das graduações, a UAB oferta cursos de especialização, complementação e capacitação: Especialização em Matemática para o Ensino Médio (UFSM), Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFRGS) e o curso de Formação de Professores para Educação Profissional (UFSM).

Semana contou com aula inaugural da Licenciatura em Geografia

Nesta semana, o polo da UAB de Gramado recepcionou a primeira turma do curso superior de Licenciatura em Geografia. Os alunos puderam ter o primeiro contato com os métodos e dinâmicas de aula. A introdução à graduação foi orientada pela coordenadora do curso, Carmen Nogueira, através de uma videoconferência ministrada à distância pela internet. Os alunos podiam assistir a aula no polo ou em casa. A turma tem 17 alunos.

“O mês de março está sendo muito significativo para a consolidação do Polo UAB Gramado. Temos o início de três novos cursos de graduação, que são as licenciaturas em Geografia, em Sociologia, e em Pedagogia, esta última inicia dia 29 de março. Isso resulta em um ganho para toda a comunidade regional na sua qualificação e desenvolvimento”, ressalta a coordenadora do Polo Véra Grin, Maria Gorete da Silva.