Artesanato gramadense foi abordado no seminário “Artesão em Foco”

0
1148
Oportunidade de qualificação ao artesão gramadense foi o foco do evento. Foto: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado.


O seminário “Artesão em Foco” que ocorreu na última quinta-feira, dia 14 de setembro, no ExpoGramado, teve como objetivo oferecer oportunidades de qualificação aos cidadãos gramadenses.

O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) participou da abertura do evento. “É fundamental aprimoramentos para trabalhadores da área do artesanato. Gramado precisa de talentos como o de vocês, que estão presentes aqui. A cidade haverá de desfrutar dos produtos feitos no dia de hoje”, comentou.

Junto ao prefeito, o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Volk, o secretário da Cultura, Allan John Lino, e o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho deram as boas-vindas aos artesões gramadenses.

“Este é mais um evento promovido pela Prefeitura com o cunho de gerar novas oportunidades aos cidadãos gramadenses, movimentando a economia e valorizando os nossos artesãos”, disse o secretário Paulo Volk.

Já o secretário Allan falou da importância da troca de experiências e do próprio setor para Gramado. “O artesanato é um trabalho de cunho familiar, o que significa o envolvimento das pessoas nessa atividade que muitas vezes é o sustento da família. Necessitamos nos reunir e conquistar novamente o espaço do artesão. É essencial a troca de experiências. O turista, quando chegar em Gramado, precisa saber que há artesanato na cidade”, afirmou.

O que rolou no Seminário

O primeiro painel “Comércio on-line: e-commerce” teve Lauro Becker, cofundador e diretor de inovação da Orgânica Digital, como palestrante. Becker falou sobre marketing digital para artesanato e explicou o funcionamento e as estratégias de promoção. O auxílio sobre os modos de vendas de produtos também foi compartilhado com os artesãos.

A programação contou ainda com as palestras Programa Gaúcho do Artesanato, com Marlene Garcia, coordenadora do programa; Previdência para Artesãos, com José Francisco Carvalho, gerente da agência do INSS Canela; e oficinas temáticas Biscuit, com Gisele Barbosa; Patchwork, com Angela Maria Oliveira. O evento foi promovido pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em conjunto com as Secretarias da Cultura e de Indústria e Comércio de Gramado.