Ariane Severo e Alcy Cheuiche participam da Feira do Livro de Gramado

0
1360
Feira do livro 2017. Foto: Martina Belotto.


No sábado, dia 16 de junho, os escritores Alcy Cheuiche e Ariane Severo estarão presentes na Feira do Livro de Gramado.

Às 11h30min, acontece o lançamento da coletânea ‘Tudo em Movimento’, da Oficina Literária de Ariane Severo. A escritora e psicanalista  também lança seu primeiro romance ‘Nina: desvendando Chernobyl’ (Editora AGE, 159 páginas), que tem como pano de fundo o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido há 32 anos na Ucrânia.

A personagem-título, Nina, psicanalista brasileira nascida em Moscou da união efêmera de um casal de bolsistas gaúchos, volta à então capital da União Soviética com o desejo de ajudar pessoas que sofrem com a catástrofe de Chernobyl. Além disso, busca entender o desastre de sua própria vida, através da leitura do diário da mãe, que cativa o leitor desde as primeiras linhas, quando fala dos poetas preferidos do pai e de suas pretensões revolucionárias.

Ariane Severo é psicanalista e escritora.  Publicou os livros Os Dois Lados do Espelho: Relato de uma Experiência em Psicanálise Vincular (2015), O Suave Mistério Amoroso: Psicanálise das Configurações Vinculares (2014), Encontros & Desencontros: A Complexidade da Vida a Dois (2010) e colaborou na obra Transmissão Transgeracional e a Clínica Vincular (2006), sem contar a publicação de diversos artigos em revistas especializadas. É organizadora do livro Tudo em Movimento, da Oficina de Literatura e Psicanálise Ariane Severo (2015, 2016 e 2017). É coautora de seis livros de contos e de um romance histórico da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche. Em 2016, publicou Capuccino, coletânea de contos individuais. Recentemente foi patrona da 28ª Feira do Livro de Caçapava do Sul.

 Ariane, às 15h, participa de um bate-papo com Renata Wolf, autora de do livro Fim de Festa. Às 17h30, acontece o bate-papo e sessão de Autógrafos em comemoração aos 50 anos da 1ª edição do livro O Gato e a Revolução, do escritor Alcy Cheuiche.

Lançado na 13ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 1967, o romance teve sua primeira edição recolhida pela ditadura militar, e o seu autor, Alcy Cheuiche, foi processado. Passados 50 anos, o livro é relançado em 3ª edição, pela AGE Editora.

A obra é uma sátira ao regime autoritário e acompanha as trajetórias de um brigadiano humilde, de uma uruguaia dona de pensão e seu gato Cervantes, de um amigo quebra-galhos envolvido com contrabando, um motorista de caminhão e de estudantes universitários envolvidos na luta política, entre outros personagens.

Alcy Cheuiche tem o dom da palavra. Como conferencista, já empolgou plateias nas mais diferentes regiões brasileiras e em países dos quais domina a língua-mãe, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Peru, Cuba, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha, França, Bélgica e Alemanha. Como escritor, dedica-se principalmente ao romance histórico, tendo retratado personagens e fatos da maior relevância na História do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, o Almirante Negro, Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita, Getúlio Vargas, Otávio Correa, o herói civil dos Dezoito do Forte de Copacabana, e muitos outros. Conquistou importantes prêmios literários e culturais em sua vida, como Ilha de Laytano, Açorianos, Medalha do Mérito Santos Dumont, Medalha Simões Lopes Neto, Troféu Guri, mas o que mais o empolgou foi ter sido Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, uma das maiores em espaço aberto do mundo, palco onde estreou como escritor e para onde volta, a cada ano, só ou acompanhado por dezenas de alunos escritores.

Atividades na Feira do Livro de Gramado:

11h30 – Lançamento da coletânea “Tudo em Movimento” da Oficina Literária de Ariane Severo e dos Livros Individuais da Oficina Literária de Alcy Cheuiche. A escritora e psicanalista  também lança seu primeiro romance “Nina: desvendando Chernobyl”

Palco Cultural – Rua Coberta

15h – Bate-papo e Sessão de Autógrafos “Fim de Festa” com Renata Wolf, com mediação de Ariane Severo

Espaço do Escritor – Rua Coberta

17h30 – Bate-papo e Sessão de Autógrafos em comemoração aos 50 anos da 1ª edição do livro “O Gato e a Revolução” com Alcy Cheuiche

Espaço do Escritor – Rua Coberta