Aprender a Aprender

1
1908


“Só sei que nada sei!” Este é um ótimo ponto de partida pra todos nós! Sócrates, filósofo grego, brindou-nos com esta pérola da mais pura verdade e coerência. O que já sabemos? O quanto sabemos? Tudo isso é suficiente pra se viver a plenitude da vida? E ainda: já aprendemos como aprender? Quem ou o que mais nos ensina na vida? Pessoas, circunstâncias, livros, experiências, revezes…? Muitas são as oportunidades, limitadas são as aprendizagens.

Por vezes, a religiosidade que trás seu valor na expressão de uma cultura de princípios e tradições cultivadas por um povo, pode por outro lado, quando engessada, inibir e inviabilizar a vida e realização de muitos. Escrevo alguns textos devocionais todos os dias e compartilho com amigos no whatsapp. Esta semana estamos relembrando o caso da cura de um paralítico, imobilizado fazia 38 anos. Quando Jesus o encontra, pergunta se quer ser curado e ele já sem esperança afirma que ninguém pode/quer ajuda-lo a se banhar em um tanque de águas mexidas por anjos e que supostamente traria cura.

Jesus ordena que o homem paralisado se levante e ande. Ele o faz para surpresa de todos. Contudo, alguns no entorno, mais preocupados com a visão de um homem carregando uma maca no sábado-sagrado, um sacrilégio naquele tempo, não enxergam a liberdade e alegria do homem que volta a andar. Mentes obtusas, fechadas ao novo. Deixaram de se reciclar, aprender.

E conosco? Já nos fechamos em nossas certezas e medos impedindo um avanço em nossa consciência e uma ampliação de conhecimentos que podem nos conduzir a um viver mais pleno? Gosto da afirmação de Jesus, o Cristo quando diz: E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará!! Há uma verdade a ser aprendida e apreendida! Sugiro que não nos cansemos até encontrá-la! Biblicamente, ela não são letras. É uma Pessoa! Esta numa Relação! Sigamos “aprendentes” e nunca acomodados em nossa jornada! Nunca estaremos pronto deste lado de cá da eternidade! Um dia de muitas descobertas transformadoras pra você!!

E ainda, não perca nosso programa SINTONIZE FAMÍLIA na 87,5 para tratarmos deste tema de eternos aprendizes Aprendendo a Aprender em uma conversa descontraída com as diretoras de nossas queridas escolas CNEC e Ninho, Ângela e Rose mediados por Juan Ximenes e Erlo S. Aurich. Não perca! Começa 8:30h amanhã na Radio Gramado News!

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.