Ano novo, novos planos : Planejamento financeiro para 2021

0
289


2020 foi um ano que muitos querem esquecer. Eu acredito que toda dificuldade pode trazer consigo aprendizado. Para que os planos saiam do papel e realmente sejam conquistados é bem importante que façamos um planejamento, separe alguns momentos agora em janeiro para se planejar para este ano.

Antes de começar o planejamento em si, tire uns minutos para pensar nas coisas que foram positivas em 2020 e o que você precisa melhorar para construir um ano de 2021 melhor. Seja sincero consigo mesmo e repense suas atitudes.

Neste post eu vou te ajudar a dar os principais passos para que 2021 seja um ano de realizações. Pegue papel e caneta e vá fazendo o seu planejamento. Deixe em um local visível para que você possa avaliar com frequência se está conseguindo atingir seus objetivos.

1) Defina prioridades

Não podemos ter tudo isso é um fato. O que é mais importante para você nesse novo ano? Férias em família ou um carro novo? Escreva no topo da folha. O que eu mais percebo nas pessoas é que elas acabam se desviando das suas prioridades e desviando recursos (não só dinheiro) para coisas que não tem tanta importância para elas.

2) Escreva suas metas

Quais são as suas metas? Anote o que quer fazer no próximo mês, no próximo trimestre, semestre e até o fim do ano. Toda meta que envolve valores deve conter: – O que é: – Até quando: – Qual valor: – Como você vai juntar o valor.

3) Pense nas coisas burocráticas Tem coisas que se repetem todos os anos na mesma época. É importante que você a anote isso também no seu planejamento. São elas: IPTU, IPVA, manutenção do carro, material escolar, Imposto de Renda, férias, ect. Faça uma reserva financeira para cada uma questão dessa. Vou usar o IPTU, como exemplo Sabemos que a prefeitura vai enviá-lo todos os anos, reajustado conforme algum indicador. Já separe todos os meses uma reserva para ele. Não espere chegar o boleto para se preocupar com o pagamento.

4) Não esqueça as comemorações O mesmo vale para as comemorações. Não espere elas chegarem para pensar em presentes ou festas. Se você pretende despender algum valor maior, já prepare previamente, incluindo nas suas metas. Assim, ao invés de pagar juros por parcelar, você recebe juros ao investir, além de ganhar descontos por pagar à vista.

5) Acompanhe as suas realizações

De nada vale fazer um plano e não acompanhar se você está conseguindo atingir seus objetivos. Todos os meses quando for fazer o seu planejamento financeiro mensal acompanhe o seu planejamento anual e veja se está conseguindo atingir seus objetivos e conquistar os seus planos. Ajuste o que for necessário para conquistar suas metas 2020 nos mostrou que nossos planos nem sempre depende única e exclusivamente da nossa vontade. Porém, sem planos é bem mais difícil conquistarmos nossas metas e objetivos. Você tem o hábito de fazer um planejamento? Ou deixa a vida te

levar? Conta aqui nos comentários e compartilha com alguém se este post te ajudou.