Amserra realiza reunião presencial, na UCS

0
251


A diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias Margarete Lucca abriu o encontro dando as boas-vindas e logo a Professora Maria do Carmo Quissini, representando a Assessoria de Desenvolvimento Regional da UCS, colocou a Universidade a disposição para parcerias e novos projetos junta às prefeituras da Região. O reitor, Professor Evaldo Kuiava, se colocou à disposição de todos e lembrou que a UCS está sempre aberta para novos desafios, junto as administrações municipais.

Após apresentação da UCS, o prefeito de Canela e presidente da Amserra Constantino Orsolin falou dos assuntos a serem abordados no encontro e passou a palavra ao advogado Gladimir Chiele, da CDP, empresa que atende os assuntos jurídicos da Amserra.

A venda da Ceee e a privatização da Corsan foram os primeiros temas abordados por Gladimir. O processo de leilão da Ceee, já realizado pelo Governo do Estado, com a venda no valor de 3.100 bilhões, sendo que este é o montante da dívida da Ceee. 25% deste valor é a quota parte dos municípios. No momento o processo está tramitando nos órgãos competentes para que seja finalizado. A efetivação do leilão será precedida com o depósito do valor que cabe a cada município do Estado. Em relação a Corsan, Chiele colocou que está sendo estudado, pelo Governo do Estado, a modelagem que será de concessão ou privatização.

O modelo de distanciamento controlado decretado pelo Governo do Estado foi também abordado na reunião, sendo que cada região pode apresentar suas sugestões para os protocolos mínimos de acordo com peculiaridades locais. A partir daí todos os municípios dentro de sua região covid-19, vai estabelecer os protocolos e cumprir metas e protocolos, sendo um sistema de gestão ainda mais aprimorado que o anterior. Hotelaria, gastronomia e eventos foram os segmentos mais debatidos entre os presentes.

Prefeito Nestor levantou a questão do ISSQN dos cartões de créditos para que seja recolhido na cidade de consumo e ficou definido que Gladimir vai contatar outras associações de municípios para que todas montem uma ação conjunta para reivindicar que os municípios recebam essa parcela de ISSQN.

Estiveram presentes, além dos já citados, o prefeito de Nova Petrópolis Darlei Wolf, o vice-prefeito de Picada Café Marco Mallmann; de Gramado, também a procuradora geral Mariana Melara Reis e o coordenador do Gabinete de Gestão de Crise e secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico Ubiratã Oliveira; o secretário de Administração e Fazenda de Picada Café Claus Altevogt; secretario de Planejamento de São Francisco Daniel Kieling; o secretário de Administração de Nova Petrópolis Bruno Segger; e o secretário executivo da Amserra Antônio Carlos Pinto.