Amamenta Gramado esclarece dúvidas das famílias participantes

0
896
Elisângela levou a pequena Brenda para a primeira consulta pediátrica. Foto: Renata Garcia.


Muito além do incentivo à amamentação, o 6º Amamenta Gramado tem o objetivo de dar os primeiros acompanhamentos e dicas às mães e pais. As atividades, que percorrem todo o município até a próxima terça-feira (7), iniciaram nesta semana, nos bairros Várzea Grande e Centro. Além disso, todas as Unidades de Saúde estão em clima da Semana da Amamentação. E, no sábado (4) ocorre o Mamaço e diversas outras ações no Lago Joaquina Rita Bier, a partir das 13h30min.

No primeiro dia de programação, quarta-feira (1), os pais dos recém-nascidos do município, tiveram a primeira consulta pediátrica, no Centro Municipal de Saúde, o Postão. Mesmo aqueles que já não são pais de primeira viagem acompanhavam atentamente as orientações da nutricionista Patrícia Reimann e da pediatra Márcia Figueiredo. Os postos de saúde do bairro Floresta, Pórtico II e Várzea Grande receberam rodas de conversas com mães, gestantes e pais.

As ações da Campanha já são costumeiras, pois integram o programa “Bebê+Saúde”, projeto da Secretaria da Saúde, que garante o primeiro acompanhamento após a saída da maternidade. O conjunto da pediatria e da área de nutrição trazem a certeza de uma amamentação correta e crescimento saudável do bebê.

“Essa consulta é de extrema importância, pois percebemos a necessidade ou melhora de cada criança. Um exemplo é quando ela não vem ganhando peso suficiente, e a partir desse encontro é possível agendar uma nova conversa com a família. Isso garante a saúde dos pequenos”, ressalta a nutricionista responsável pelo Amamenta, Patrícia Reimann.

Como parte especial da programação, no dia 1 de agosto, a fisioterapeuta Fernanda Louzada, abordou os estímulos motores, que precisam ser desenvolvidos semana após semana, garantindo assim, o pleno desenvolvimento dos pequenos. Os responsáveis puderam conferir de perto, e na prática, o quão importante a dedicação às crianças podem render frutos positivos.

Já nesta quinta-feira (2), as atividades foram sediadas nas unidades básicas do bairro Jardim e Moura, com rodas de conversa que se estenderam aos profissionais do Hospital Arcanjo São Miguel. Seguindo a linha de capacitações, o Postão ainda recebeu abordagens sobre a prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros para bebês e crianças, com o pediatra Joel Pedroso.

Ações que fazem a diferença

Elisângela Carvalho, moradora do bairro Várzea Grande está em sua terceira gestação e levou sua filha recém-nascida, Brenda, com oito dias de vida, para a vacinação e aproveitou a oportunidade para realizar o acompanhamento com a nutricionista. Elisângela, que possui plano de saúde particular, sentiu a necessidade de tirar algumas dúvidas sobre a amamentação junto ao Postão.

“Eu sabia que havia essa primeira consulta com pediatra e nutricionista e aproveitei, pois sabia que ia ser uma oportunidade para conversar com outros profissionais da área. Quero muito amamentar a Brenda o máximo de tempo possível no peito”, comenta.

Final de semana contará com programação especial

No sábado (4), o Lago Joaquina Rita Bier recebe o Mamaço e diversas outras ações, onde as mães com seus bebês e toda a comunidade estão convidadas para participarem. A programação inicia às 13h30min. Além do momento do Mamaço, as famílias poderão participar de uma roda de conversa com a fonoaudióloga Larissa Simon e de oficinas de Ioga e Sling. O evento contará com o cantinho da foto, onde será realizado o registro das mães e bebês. As atividades serão finalizadas com uma caminhada ao redor do Lago.

Confira a programação

03/08 – Sexta-feira

9h – Sensibilização das empresas – Mulher Trabalhadora que Amamenta – Auditório da Secretaria da Saúde, junto ao Postão.

Profissionais responsáveis: Pediatra Márcia Figueiredo e nutricionista Patrícia Reimann

13h30 – Roda de Conversa com mães/bebês e gestantes – UBS Carniel.

Profissional responsável: Enfermeira Rita Maieron

15h – Coffee Break – UBS Carniel

Exposição de fotos e relatos de mamães e bebês do Programa Bebê+Saúde – UBS Carniel.

Profissional responsável: Eloísa Kohler

04/08 – Sábado

Local: Atelier do Centro de Cultura – Lago Joaquina Rita Bier

13h30 às 16h – Cantinho da Foto (registros de mães e bebês)

13h30 – Roda de Conversa para mães, pais e avós

Convidada Especial, fonoaudióloga Larissa Simon

14h – Oficina de Ioga

Profissional responsável: Professora Cristiane Cristofolli

14h30 – Oficina de Sling

Profissional responsável: Enfermeira Vanessa Candido

* haverá sorteio de sling

15h – Mamaço

15h30 – Confraternização

Encerramento: Caminhada ao redor do Lago Joaquina Rita Bier

05/08 – Domingo

Mamaço Virtual – Acessar a página Amamenta Gramado no facebook (facebook.com/amamentagramado) e enviar a foto da mãe e do bebê.

06/08 – Segunda-feira

8h – Capacitação da Estratégia Amamente e Alimenta Brasil – Alimentação para menores de dois anos – Auditório da Secretaria da Saúde

Profissional responsável: Pediatra Márcia Figueiredo e nutricionista Patrícia Reimann

9h – Criança Sorridente (Saúde Bucal na Educação Infantil) – EMEI Tia Carmelina I (Várzea Grande)

Profissional responsável: Dentista Camila Mottin

13h30 – Roda de Conversa com Gestantes – UBS Centro

Profissional responsável: Enfermeira Vanessa Cândido

14h30 – Criança Sorridente (Saúde Bucal na Educação Infantil) – EMEI Presidente Vargas (Avenida Central)

Profissional responsável: Daniela Aumond

15h – Criança Sorridente (Saúde Bucal na Educação Infantil) – EMEI Tia Carmelina I. Profissional responsável: Dentista Camila Mottin

19h- Projeto de Lei Municipal que visa garantir o direito de livre amamentação em qualquer estabelecimento

Vereadora Rose Ecker Schmitt – Câmara de Vereadores

07/08 – Terça-feira

8h30 – Hora da Amamentação: orientações e relatos de casos dos pacientes que estão amamentando + exposição de fotos da equipe e pacientes amamentando – UBS Várzea Grande

Profissional responsável: Enfermeira Andréia Silveira

13h – Roda de Conversa com mães/bebês e gestantes – UBS Piratini

Profissional responsável: Daniela Bittencourt

14h30 – Atividades de Estimulação Motora para mães e bebês –

Profissional responsável: Fisioterapeuta Fernanda Louzada

07/08 – Terça-feira

Seminário sobre Amamentação – Auditório da Secretaria Municipal da Saúde

13h – Credenciamento

13h20 – Abertura – Secretário da Saúde – João Teixeira

13h30 – Consultoria em Amamentação – Laura Ferraz (Enfermeira, graduada na UNISC, especialista em Saúde da Família pela UNIJUÍ e consultora em amamentação)

14h30 – Amamentação e Tandem – Fabíola Frezza Andriola (Nutricionista, especialista em psicologia do comportamento alimentar e nutrição clínica personalizada)

15h30 – Coffee Break

16h – Os direitos da Gestante e da mãe que está amamentando – Manoela Negrelli de Athayde Heidrich (Advogada, graduada na UCS e Pós-graduada em Direto da Família Contemporâneo e Mediação pela Esada Laureate Internacional)

17h – Encerramento