Amamenta Gramado continua com diversas atividades até quarta-feira

0
875
A sétima edição do Mamaço foi a que reuniu maior número de participantes. Foto: Laura Silveira.


Em alusão ao Agosto Dourado, mês onde há campanhas pelo mundo todo incentivando e informando sobre a importância do aleitamento materno para os bebês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo o 7º Amamenta Gramado.

As atividades iniciaram no dia 1º de agosto e continuam até esta quarta-feira, 7 de agosto. No último sábado, 3, ocorreu no Centro Municipal de Cultura o “Mamaço”, que reuniu 56 pessoas, entre mães, gestantes, profissionais da área e servidores públicos.

“Mamaço”

Com um repertório especial, o violonista Laerte Hugentobler abriu o evento com músicas escolhidas por ele, que lembravam o carinho que envolve o ato de amamentar.

Após o recital, a psicanalista pelo Círculo Psicanalítico do RS, Sabrina Sironi, realizou um bate-papo com os presentes onde abordou a importância de uma rede de apoio para a mãe durante os primeiros meses de vida do bebê. Ela explicou sobre a dificuldade dos pais para desenvolverem uma paternidade mais ativa e ao que se deve esse entrave.

“Frente a intensa relação mãe-bebê, o pai parece ocupar um lugar de espectador, presenciando o desenrolar dos acontecimentos, e expectador, encontrando-se na expectativa do seu novo lugar: a sua função conjugal deverá ser retomada em novos contornos e a sua função paterna deverá vir a ser desenvolvida”, coloca Sabrina.

Para a psicanalista, estes grupos de bate-papos que ocorrem sobre maternidade são uma forma de mães, pais e familiares trocarem experiências e exporem suas inquietações, angústias e refletirem sobre o tema.

A pediatra e idealizadora do evento, Márcia Figueiredo, coloca que esta edição do “mamaço” foi o maior até o momento, reunindo mais de 50 participantes.”Foi maravilhoso ver a equipe de saúde, pessoas da comunidade atentos com o que a Sabrina falava. A apresentação do Laerte foi de um amor e uma entrega emocionante. Não é fácil esse trabalho, temos que estar sempre estimulando, mas esses momentos me mostram que estamos no caminho certo. As pessoas precisam de apoio, informação e um olhar amplo para todo um contexto”, relata a pediatra entusiasmada.

O secretário João Teixeira esteve prestigiando o evento e destacou a importância do Amamenta Gramado para as mães. “Ressalto a importância do trabalho que as equipes dos profissionais de saúde de Gramado tem realizado para incentivar o aleitamento materno, esse gesto tão importante que é a amamentação”, coloca o secretário.

Até esta quarta-feira, 7, outras atividades serão realizadas nas Unidades de Saúde dos bairros.

Confira a programação:

Terça-feira, dia 6 de agosto – A partir das 8 horas

Grupo na UBS da Várzea Grande com a Dra Marjorie e Dra Viviane. Será um grupo de gestantes, que abordará sobre amamentação e mitos da gestação. Terá sorteio de brindes e fotos das gestantes que participarem.

13h30 Na UBS do Piratini haverá um Grupo de Gestantes com a Pediatra Márcia Figueiredo, com o tema “Os primeiros dias do bebê”.

Quarta-feira, dia 7 de agosto

No Posto de Saúde do centro, será realizado o grupo de bebês, o Bebê mais Saúde.

Na UBS do Pórtico, pela manhã, haverá o grupo de bebês com enfermeira Rosângela e equipe e a Dra Márcia. Amamentação, rede de apoio familiar e amamentação e a volta à Escola serão os assuntos abordados.

13 horas Na parte da tarde acontecerá um grupo de bebês no Posto de Saúde do centro. A dentista Fernanda Severo, trará o tema “saúde bucal dos bebês” e a fonoaudióloga Mônica falará sobre “a relação entre a amentação e a fonoaudiologia”.

A Ginecologista Marjorie Manente realizará um bate papo sobre a Saúde paterna durante a gestação.