Alter ego & Idiossincrasias

7
1798
Foto: Internet.


Se, casais comprometidos com uma vida longeva a dois, soubessem administrar melhor suas idiossincrasias, não viveriam frequentemente em conflito. Se souberem desenvolver um alter ego inteligente, aí conseguiriam viver em harmonia.

Então vamos aos conceitos de cada: idiossincrasias são características peculiares de comportamento, seja individual ou em grupo, cuja base é estruturada na vivência da família de origem; já o alter ego, também chamado de “eu social” ou profissional, são comportamentos mais elaborados e orientados por princípios e normas de convívio no ambiente onde se encontra.

Não só os casais, mas também os empregados de qualquer instituição teriam um convívio mais harmônico se, se permitissem ser conduzidos pelo alter ego. Certamente uma pergunta que você deve ter em mente é: O que e como fazer para mudar? Pra ser mais didático vamos compreender o funcionamento das instituições.

Toda instituição que tenha pretensão de permanecer no mercado necessita de um plano de negócio, o qual está fundamentado em: visão; missão; valores, ação e ambiente. Os dois primeiros é que orientam e direcionam o comportamento das pessoas. Por exemplo, uma instituição bancária, a visão pode ser: “ser o banco número 1 do país”; logo a missão irá detalhar o que e o como fazer para se tornar o número 1.

O foco desta coluna está baseado no modelo tradicional de família, pai, mãe e filhos. Novas configurações de famílias ficaram fora, porque ainda não há estudos científicos suficiente.
Dois grandes fatores que “geram” idiossincrasias: o primeiro é que não existe um padrão de como ser pai ou mãe, tudo que se faz são as práticas dos ancestrais; o segundo é o fato do modelo ser extremamente hierarquizado, mesmo entre o casal.

Quanto aos filhos, mesmo que sejam gêmeos também há a hierarquização, do primogênito ao caçula, independente do número de filhos. Motivos é que não faltam para tanta idiossincrasia.

O que fazer? Pensem na missão de ser pai ou mãe, como treinador de pessoas para convívio em sociedade. Se necessitar de ajuda, procure um profissional da psicologia.

7 COMENTÁRIOS

  1. Hello there, I discovered your blog by means of Google at the same time
    as searching for a similar subject, your website came up, it appears to be like good.

    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, simply became alert to your weblog via Google, and found
    that it is truly informative. I am going to watch out for brussels.
    I’ll be grateful if you happen to continue this in future.
    A lot of other folks will probably be benefited out of your writing.
    Cheers!

  2. Hey would you mind stating which blog platform you’re working with?

    I’m going to start my own blog soon but I’m having a hard time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely
    unique. P.S Sorry for getting off-topic
    but I had to ask!

  3. Its like you read my mind! You seem to know so much about this,
    like you wrote the book in it or something. I think that you could do
    with some pics to drive the message home a little
    bit, but other than that, this is great blog.
    A fantastic read. I will definitely be back.

  4. I like the valuable info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check again here frequently.

    I’m quite sure I will learn a lot of new stuff right here!
    Good luck for the next!

  5. The other day, while I was at work, my cousin stole my apple ipad and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is
    now destroyed and she has 83 views. I know this is completely off topic but
    I had to share it with someone!

Comments are closed.