Alegrar-se com pouco

0
2487
Foto: Internet.


Alegrar-se com pouco e irritar-se com muito, é um dos bons princípios de vida que o ser humano pode praticar, para evitar o estresse do cotidiano.

O estado de alegria, via de regra, surge a partir do desconforto alheio, que poderia ser reprovável, mas não deve ser interpretado dessa forma, visto que, quem se alegra do infortúnio do outro, certamente já vivenciou uma experiência semelhante num passado não muito distante … risos.

Pessoas que tem dificuldade de rir por qualquer situação, há no mínimo duas hipóteses, uma pela educação que recebeu ao longo da infância e adolescência e a outra por estar passando por um período de muitos questionamentos, uma espécie de confusão mental, levando-os a se irritam com poucos dissabores, demonstrando alto grau de intolerância. Neste caso é recomendado buscar ajuda com profissionais de psicologia.

Há pessoas que condenam a atitude de se irritar ou ficar com raiva, porque esquecem ou ignoram que a vida é dinâmica, ou seja, vive-se o aqui e o agora, não se tem certeza do que virá nos próximos momentos e é impossível ter conhecimento de tudo.

A raiva é um recurso natural dos animais que aparece quando se encontra acuado, é a energia que surge para enfrentar o perigo ou o desconhecido. Passa a ser um problema, quando uma pessoa quer se desvencilhar do controle de alguém que tenha mais conhecimento ou que exerça alguma autoridade e não consegue.

Olhando por outro ângulo, quando alguém que exerce alguma função superior e se irrita com seus subordinados, é um sinal de imaturidade, pois não está apto a liderar. É a pessoa errada para a função.

Irritar-se com muito, ocorre quando a pessoa se depara com um “choque de realidade”, que motiva a busca de novos conhecimentos, que é saudável.

Reconhecer que é impossível ter conhecimento de tudo, evitar preconceitos, ser mais tolerante com as adversidades e não julgar pessoas, são atitudes que permite um bem-estar na vida, porém não significa relaxar, mas permanecer em estado de alerta para as novidades que estão por vir.