Alberi Dias tem Processo de Cassação arquivado em Sessão de Julgamento na Câmara de Vereadores de Canela

0
186


Na noite desta quinta-feira, 30, o vereador Alberi Dias teve seu mandato mantido após votação da Casa Legislativa por suposta Falta de Decoro Parlamentar. Eram necessários oito votos para cassar o mandato do edil, mas com o placar de sete votos a quatro (7 a 4), Alberi será mantido no cargo e o processo segue para arquivamento.

Meses atrás, a Casa Legislativa recebeu uma denúncia de um cidadão, alegando ter havido falta de decoro parlamentar de Alberi Galvani Dias por fatos atrelados à operação Cáritas. Com o relatório finalizado e entregue pela comissão processante, os vereadores então realizaram uma Sessão Especial de Julgamento para decidirem se a denúncia contra Alberi Dias seria arquivada ou se o seu mandato seria cassado.

Após a leitura do relatório da Comissão Processante, que indicava a Falta de Decoro por parte de Alberi, ou seja, para a cassação do mandato, os vereadores se manifestaram. Logo após, foi a vez dos advogados Tiago Bottene e Ricardo Cantergi realizarem a defesa técnica do parlamentar.

Em seguida, veio a votação, onde os vereadores Alberi Dias, Andresa da Conceição, Mário Weirich e Paulo Tomasini optaram por não acatar o relatório da Comissão Processante e manter o mandato de Dias. Os outros vereadores Emilia Fulcher, Presidente da Casa, José Vellinho Pinto, Jerônimo Rolim, Jefferson de Oliveira, Merlin Jone Wulff, Felipe Caputo e Roberto Grulke, votaram pela cassação do mandato.

Com este resultado, o processo será arquivado e Alberi Dias mantém seu mandato junto a Câmara de Vereadores de Canela até o final de 2024.