Agosto Dourado: Programação reuniu mães e crianças

0
1263
O grupo Desbravadores da Serra, que carregaram cartazes com frases de incentivo ao mês de agosto. Foto: Laura Silveira.


Aprendizado, acolhimento e amor são as palavras que definiram o Mamaço, que reuniu dezenas de mães, crianças e profissionais da saúde no Lago Joaquina Rita Bier, no último sábado (4), em um grande encontro sobre o aleitamento materno. A atividade integrou a programação do 6º Amamenta Gramado, que encerra nesta terça-feira (7).

A programação especial contou com roda de conversa com a participação da fonoaudióloga Larissa Simon, onde as mães puderam trocar experiências sobre as vivências com os seus filhos. Além disso, as oficinas de Ioga, com a professora Cristiane Cristofolli, e Slin, ministrada pela enfermeira Vanessa Candido, trouxeram, de forma simples, métodos que podem ser desenvolvidos em casa pelas famílias. Para encantar os participantes, o coral Bocalis realizou uma apresentação com repertório especial, voltado para mães e bebês.

A analista de RH Débora Morais, 30 anos, encara a maternidade pela primeira vez. A moradora do Mato Queimado participou do Mamaço no Lago Joaquina e de diversas atividades da programação, como uma roda de conversa no posto de saúde do CAIC e da palestra de primeiros socorros, no Postão. O motivo de tanta dedicação é Otto, um bebê de seis meses cheio de saúde e que distribuía sorrisos durante as oficinas de sábado. “A maternidade parece mais fácil antes de ser mãe, mas aí vemos que é um período de muita preocupação, onde sempre nos questionamos se estamos fazendo o correto. Esta semana pude esclarecer várias dúvidas sobre amamentação, introdução familiar, sobre os mitos que rondam e relação da mãe com o bebê”, destaca.

A participação da comunidade em ações como essa e o acompanhamento dos recém-nascidos nos postos de saúde é motivo de bons resultados em Gramado, como o crescimento do índice de aleitamento materno exclusivo até o quarto mês, que nos últimos anos é de 76%. Em 2013, esse índice era de 27%. “Ficamos muito felizes com a crescente participação em cada edição do Amamenta e consideramos de suma importância a criação de momentos como este. Agradecemos a todos os palestrantes, que se dedicaram de forma voluntária, o apoio da AMAE, do coral Bocalis e o clube Desbravadores Águias da Serra”, destaca a nutricionista Patrícia Reimann.

Camila Dorneles, 26, é mãe pela segunda vez. Ela analisa as diferenças das gestações de Luan, dois meses, e de Maria Eduarda, oito anos, a começar pelo parto. “O da Maria Eduarda foi cesárea, mas o de Luan eu optei pelo parto normal, que teve uma recuperação muito mais fácil e rápida”. A decisão pelo parto normal contou com o amparo dos profissionais que acompanharam a gestação de Camila no posto de saúde da Várzea Grande, onde a família reside. “O acolhimento às gestantes é muito bom, com reuniões mensais e com o atendimento de uma doula. Foram essas profissionais que me convidaram a participar das atividades do Amamenta. Ser mãe, poder amamentar e ver os olhinhos do teu filho vidrados em ti é maravilhoso, a melhor experiência da minha vida”, relata, emocionada.

Como forma de finalizar o Mamaço, os participantes fizeram uma caminhada ao redor do Lago Joaquina Rita Bier, juntamente com o grupo Desbravadores da Serra, que carregaram cartazes com frases de incentivo ao mês de agosto, como “Amamentação Vale Ouro”, “Saúde e Vida” e “Amamentação é Amor”, ressaltando a importância e comprometimento da comunidade com a causa.

Seminário de Amamentação finaliza as atividades

Nesta terça-feira (7), a programação do Amamenta Gramado encerra com o Seminário de Amamentação. O credenciamento inicia às 13h, no auditório do Centro Municipal de Saúde (Postão). Toda a comunidade poderá participar do Seminário, que tem entrada gratuita e encerramento previsto para as 17h. O encomntro abordará temas de consultoria em amamentação, os direitos da gestante e da mãe que está amamentando e a amamentação de duas crianças em idades diferentes (tandem).

O 6º Amamenta Gramado é organizado pela Prefeitura e pela Secretaria da Saúde. Em 2018, o tema do evento é “Amamentação, a base da vida”.

PROGRAMAÇÃO – AMAMENTA GRAMADO

07/08 – Terça-feira

8h30 – Hora da Amamentação: orientações e relatos de casos dos pacientes que estão amamentando e exposição de fotos da equipe e pacientes amamentando – UBS Várzea Grande
Profissional responsável: Enfermeira Andréia Silveira

13h – Roda de Conversa com mães/bebês e gestantes – UBS Piratini
Profissional responsável: Daniela Bittencourt

14h30 – Atividades de Estimulação Motora para mães e bebês –
Profissional responsável: Fisioterapeuta Fernanda Louzada

07/08 – Terça-feira

Seminário sobre Amamentação – Auditório da Secretaria da Saúde

13h – Credenciamento
13h20 – Abertura
13h30 – Consultoria em Amamentação – Laura Ferraz (Enfermeira, graduada na UNISC, especialista em Saúde da Família pela UNIJUÍ e consultora em amamentação)
14h30 – Amamentação e Tandem – Fabíola Frezza Andriola (Nutricionista, especialista em psicologia do comportamento alimentar e nutrição clínica personalizada)
15h30 – Coffee Break
16h – Os direitos da Gestante e da mãe que está amamentando – Manoela Negrelli de Athayde Heidrich (Advogada, graduada pela UCS e Pós-graduada em Direto da Família Contemporâneo e Mediação pela Esada Laureate Internacional)
17h – Encerramento