Agenda Estratégica será apresentada nesta quarta-feira para a comunidade

0
1004
Representantes da sociedade tem participado diretamente da construção da Agenda Estratégica. Foto: Martina Belotto.


Mais uma promessa de campanha do Prefeito Fedoca Bertolucci está se tornando realidade. O projeto que visa preparar Gramado para os desafios do desenvolvimento nas próximas três décadas e solucionar alguns problemas críticos enfrentados pelos cidadãos no dia a dia chega em sua fase final, e a comunidade é convidada a participar deste grande momento. Os resultados do trabalho que envolve a Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável e Plano de Mobilidade Urbana de Gramado serão apresentados na próxima quarta-feira (8), às 19h, no Centro de Eventos da FAURGS. O encontro é aberto ao público.

A proposta de criação de uma Agência de Desenvolvimento Sustentável também será apresentada à comunidade Gramadense no mesmo dia, já que turismo e paisagem são os grandes eixos da nova Gramado que se projeta para as próximas três décadas. Além da criação da Agência, a Agenda Estratégica prevê a construção de mirantes para a valorização da paisagem natural da cidade e sua internacionalização, ou seja, serão novos elementos que permitirão a recuperação da paisagem para o benefício do interesse público.

Também novas estratégias para a mobilidade urbana, uma das grandes preocupações da administração municipal e dos moradores, motivarão ações como a construção de uma nova perimetral que preserva a paisagem do Vale do Quilombo, ícones paisagísticos para estacionamentos públicos e uma nova estrutura de mobilidade alternativa para deixar, gradativamente, o Centro da cidade e sua Avenida principal para os pedestres.

Agenda Estratégica – As ações da Agenda Estratégica iniciaram em dezembro de 2017, durante o Natal Luz, com pesquisas de Origem-Destino com a comunidade e os visitantes que se estenderam até março de 2018. Ainda no final de 2017 até o início deste ano, foram realizadas duas oficinas internas entre equipe municipal e projetual, e três participativas com a comunidade. Assim, o Plano de Mobilidade de Gramado tem como referência um volume grande de materiais coletados nesses meses de trabalho de campo, formado por seis estratégias, 40 programas e 130 projetos.

Para a conclusão do projeto e apresentação da modelação final do Plano, durante o mês de maio, a Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, e a CEPA Consultora realizaram uma série de reuniões setoriais, contando com a participação de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, conselhos, empresários da cidade, operadores e agências de turismo, representantes da zona rural, engenheiros, arquitetos e construtores. Foram três dias de encontros para ajustar os últimos detalhes antes da apresentação final aos Gramadenses que ocorrerá nesta semana. Ao longo dos meses de junho e julho, as equipes responsáveis por cada uma das estratégias desenvolveram fichas técnicas, onde detalharam a maioria dos projetos.

SERVIÇO

Apresentação pública da Agenda Estratégica e Plano de Mobilidade de Gramado

Quando: quarta-feira, 8 de agosto

Onde: Centro de Eventos da FAURGS – Auditório Locatelli (Rua São Pedro, 663)

Horário: 19h