Aeroporto regional na Vila Oliva em discussão na Prefeitura de Gramado

0
801


Em reunião na manhã de segunda-feira, 7, no auditório da Prefeitura, lideranças políticas como o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT), o senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas), o secretário de Planejamento de Caxias do Sul, Fernando Mandadori, e Rodrigo Postiglione, da diretoria de Política Urbana e Infraestrutura da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul discutiram questões relacionadas à localização de uma aeroporto de atendimento regional.

Na abertura, o prefeito Bertolucci disse que Gramado sediava com curiosidade o evento, para conhecer o projeto na área da aviação civil comercial a ser apresentado.

– Não temos preferência por nenhuma cidade. Gramado quer um acesso rápido aqui para nossa cidade, de modo que a gente não sofra essas misérias típicas do trânsito de Porto Alegre para Gramado – resumiu.

Já o senador Heinze explicou que a discussão com as cidades de Caxias do Sul, Gramado e Canela, em torno do aeroporto regional, vinha de 2010 (governo Dilma, PT) e que Vila Oliva (Caxias) havia vingado.

– Temos R$ 196 milhões previstos no orçamento. Precisamos empenhar R$ 1 milhão até novembro, dezembro, para fazer o projeto definitivo. O projeto não é definitivo, tem é estudo realizado – disse.

O senador também revelou que, em contato com o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), abordou questões como a construção da estrada ligando Caxias à Vila Oliva, e que tem mantido contato com proprietários de terras na região, tratando de eventuais desapropriações.

Outros pontos citados no encontro foram a respeito da estrada de ligação no território de Gramado (Gramado à Vila Oliva), opção por novos trajetos e construção de uma ponte de 800 metros de extensão com 200 metros de altura na parte gramadense.

PRESENÇAS
Além das lideranças precitadas, o vice-prefeito Evandro Moschem (MDB), o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), secretários municipais, os ex-prefeitos Nestor Tissot e Jorge Bertolucci, vereadores de Gramado e de Caxias do Sul, e empresários ligados à Visão Agência de Desenvolvimento Gramado; Abrasel Hortênsias; Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Gramado prestigiaram o encontro.