Ações alusivas ao Outubro Rosa visam conscientizar a comunidade

3
1220
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Olímpica recebeu a comunidade para um atendimento especial com atividades para as mulheres. Foto: Prefeitura de Gramado.


A manhã deste sábado (20) foi testemunha de uma grande ação de conscientização dentro do Outubro Rosa em Gramado, quando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Olímpica recebeu a comunidade para um atendimento especial com atividades para as mulheres, com diversas barracas para orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, aferições de pressão, exames de glicose, massoterapia, além de aula de zumba e distribuição de água em garrafas com a identidade da campanha, música ao vivo e um café especial para os participantes. O evento, organizado pela Prefeitura e pela Secretaria da Saúde, contou com a parceria da Associação Cristã de Moços (ACM) e do Centro de Cultura da Várzea Grande.

O Prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, prestigiou a ação, conversando com os moradores, servidores da administração e voluntários. Aproveitou para medir a pressão (12 por 8) e a glicose, que resultou em 109, mesmo não estando em jejum, resultados considerados ótimos pelas enfermeiras.

Os secretários João Teixeira (Saúde), Jacó Schaumloeffel (Esporte e Lazer) e Flávio Souza (Obras) também estiveram no evento, conferindo a atividade que teve grande participação da comunidade do bairro e de outras localidades de Gramado. Tudo animado pela música do cantor Gustavo Fallavena, de Porto Alegre, que veio especialmente para o evento mostrar o seu trabalho artístico.

As atividades do Outubro Rosa em Gramado seguem até o final do mês. Para a próxima quarta-feira (24), das 17h às 20h, na ESF Várzea Grande (Avenida Primeiro de Maio, nº 1593), cuidados especiais de beleza, como cabelo e maquiagem, serão ofertados às mulheres Gramadenses. Para o dia 31, está agendado um bate-papo com a autora Vilma Philippsen, do livro “Sobre Ser Libélula”, que traz relatos de experiências e superação do câncer de mama. O encontro ocorre na ESF Nailor Balzaretti, no Pórtico II, às 20h, e aberto a toda a comunidade. Em todas as atividades a entrada é franca.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa a conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Mais uma vez, Gramado está mobilizada para suprimir os números desta doença que é a mais comum entre as mulheres em todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. I’m not sure exactly why but this blog is loading very slow for me.
    Is anyone else having this issue or is it a problem on my
    end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  2. I am curious to find out what blog platform you happen to
    be utilizing? I’m experiencing some minor security problems with my latest blog and I’d like to
    find something more secure. Do you have any suggestions?

  3. I blog often and I truly appreciate your information. This great article has
    truly peaked my interest. I am going to take a note of your website and keep
    checking for new information about once per week.
    I opted in for your RSS feed too.

Comments are closed.