Abrigo Municipal de Cães e Gatos de Gramado passará por reformas

0
1597
A feira acontece neste sábado, na Clínica Veterinária Saúde animal. Foto: Matina Belotto.


O Abrigo Municipal de Cães e Gatos de Gramado, na Linha 28, passará por reformas nas próximas semanas, que servirão para melhorar a qualidade do ambiente onde os animais ficam acomodados. Os serviços contemplam a reforma e a construção de novas baias e melhorias no sistema de tratamento de água e esgoto do local.

Com o aumento dos animais abrigados, constatou-se problemas no sistema de tratamento de água e esgoto em função de vazamentos que passaram a ocorrer no terreno. Em janeiro, o local abrigava 40 cães e 39 gatos. Atualmente, são 80 cães e 20 gatos.

Estudos do local mostraram deficiências no sistema de tratamento de água e esgoto, que foi implantando no ano de 2016. Ao invés de fossa, filtro e sumidouro, foi instalada apenas a fossa, que não realiza o correto sistema de drenagem, resultando no acúmulo e vazamento de água e esgoto. Os vazamentos registrados no abrigo, porém, não ocorrem dentro dos alojamentos dos cães e gatos.

Baias – Os serviços no abrigo contemplam reformas de baias e construção de novas baias para acomodar de forma mais adequada os animais, inclusive os filhotes que hoje estão no gatil. O antigo gatil também passará por reformas.

Atendimento diário e acompanhamento veterinário

Desde o início do ano, a Administração tem realizado levantamento sobre as adequações que devem ser feitas no local para melhorar as instalações e o ambiente para os animais. As baias ganharam brita para evitar que os animais fiquem sobre o barro. Reparos foram feitos para reforçar a estrutura das baias danificadas e, mensalmente, campanhas de adoção são realizadas. Os animais têm acompanhamento veterinário, vermífugos e vacinas e, em caso de doença, são encaminhados a uma clínica veterinária. A limpeza do abrigo é feita diariamente.

Cães e gatos vivem em média 12 anos e precisam, durante todas as fases da vida, de cuidados que vão desde assistência médico veterinária periódica, alimentação adequada, água fresca à disposição, ambiente limpo e carinho.

Adoções e visitas devem ser agendadas com a equipe do Projeto de Posse Responsável de Cães e Gatos, através do telefone 54-32957100.