Abertura oficial do ano letivo acontece amanhã, dia 16

0
1358
No ano de 2017, cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento oficial de início do ano letivo. Foto: Carlos Borges.


Voltar um olhar para a educação em conexão com o futuro, conquistando assim, avanços expressivos para a comunidade gramadense foi o principal objetivo do ano de 2017 da Secretaria da Educação. E com o intuito de iniciar mais um ano de muito sucesso e conquistas, a equipe da pasta prepara um encontro para os 700 servidores na tarde desta sexta-feira (16), na FAURGS. O evento tem início às 16h.

Como oportunidade de formação e capacitação continuada à professores e funcionários, e repensando o olhar sobre a educação, o palestrante, doutor em ciências da Educação, especialista em tecnologias aplicadas da educação e psicopedagogo, Max Gunther Haetinger, abordará o tema “Nova Escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios”.

Conforme a secretária da pasta, Gilça Silva, a abertura do ano letivo de 2018, além de suas contribuições pedagógicas, engloba também a diversidade que constitui uma crescente no cotidiano profissional, contemplando todos os profissionais da rede municipal, garantindo assim, seu direito a formação continuada.

Grandes conquistas da Educação em 2017

Em apenas um ano de governo, a Secretaria da Educação apresentou inúmeras conquistas. Entre elas, tornou-se realidade o sonho de muitas pessoas em cursar uma universidade gratuita, na cidade. Em uma parceria entre a Prefeitura com instituições federais, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), trouxe cursos de graduação e extensão à comunidade que tanta ansiava por essa conquista. O Polo Véra Grin fica localizado no bairro Moura, junto à Escola de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz (CAIC).

Além desse grande progresso do ensino superior gratuito, o projeto EducaVídeo tornou-se um núcleo de produção digital em Gramado, recebendo R$ 500 mil em equipamentos de áudio e vídeo profissional, do Ministério da Cultura (MinC).

A secretaria não mediu esforços para uma força tarefa de alfabetização, através do método boquinhas, 35 alunos com risco de reprovação foram aprovados, um percentual de 60% somente em três meses de atividade do novo método.

Em 2017, foram 784 vagas na educação infantil, sendo que 150 foram adquiridas na rede particular, reduzindo a fila de espera no município.

Secretaria realizou reunião com diretores municipais

Dando início às primeiras atividades do ano letivo de 2018, a Secretaria da Educação realizou a primeira reunião com os diretores da rede municipal de ensino, na última quinta-feira (8). O objetivo do encontro foi estreitar o relacionamento e instruir sobre as primeiras ações da pasta, como a abertura oficial.

A reunião ainda serviu para fazer um balanço do trabalho realizado nas férias nos cinco polos da educação infantil, que receberam diariamente 218 alunos durante as férias escolares. Segundo as equipes, o processo foi muito tranquilo e a organização foi primordial para que o trabalho fluísse.

Alguns cronogramas de projetos da Educação foram passados, como as ações do IV Gramado in Concert nas Escolas de Ensino Fundamental Padre Anchieta, Vicente Casagrande, Mosés Bezzi e Presidente Vargas; o programa União Faz a Vida; a programação das formações do método fonético boquinhas, entre outras atividades e programas. Além disso, ainda foram abordadas as eleições de diretores. A previsão é que até a segunda quinzena de março as eleições já tenham sido realizadas.