A arquitetura e decoração depois do coronavírus

0
1130


Ao longo dos últimos meses vimos o coronavírus se espalhar rapidamente pelos quatro cantos do mundo, tirando a vida de muitas pessoas e os números tendem a aumentar nas próximas semanas. Mas, se por um instante pudermos deixar de lado a gravidade da situação e refletir sobre as mudanças que irão ocorrer depois que tudo isso passar?

É inegável que o fato de que esta emergência global está forçando as pessoas a vivenciar novas situações. O mundo parou e foi necessário readequar as nossas rotinas de trabalho, nossos hábitos de consumo e nosso convívio com as pessoas.  Milhares de pessoas que não estavam habituadas a trabalhar em casa, experimentaram o home office, ficamos mais perto dos filhos, vivenciando mais o nosso lar, ou seja, nossa casa virou nosso templo. Local de refúgio, de segurança e é dentro da nossa casa, neste período que estamos atravessando, é que estamos refletindo como será depois que tudo isso passar.

E nesse contexto todo de readequação, sem dúvida a arquitetura e decoração nunca mais serão as mesmas. Uma casa só se transforma em um lar quando o espaço construído é habitado e personificado pelos seus ocupantes. Novos jeitos de morar serão pensados. Não apenas a partir do ponto de vista do conforto físico, mas também do conforto emocional das pessoas, possibilitando que usufruam os espaços de uma forma mais abrangente, coerente e adequada aos moradores.

O novo lar será de reconexão sensorial e voltado para recarregar as energias. Espaços pensados para ler, para meditar, para ouvir aquela música preferida, para brincar com os filhos.  Áreas de convívio em comum também serão readequadas, como por exemplo hall de entrada. Torneiras de banheiro acionadas com sensor também farão parte das pequenas mudanças que iremos encontrar pela frente. Mudanças de hábitos e atitudes nos fazem refletir sobre como podem impactar positivamente nossa casa, nosso ambiente de trabalho e na economia de recursos.

As pessoas são complexas e únicas e é ali que está a beleza em decorar. O que sua casa representa para você? Pense nisso e fique em casa.

Um beijo e até semana que vem!

Foto: Pinterest