Cozinha integrada com sala: veja as sugestões para dividir e decorar os ambientes

0
477


Cozinha e sala de estar lado a lado aparecem em diversos projetos, desde casas até apartamentos. E são cada vez mais comuns os ambientes integrados pois eles priorizam o convívio. Mas como decorar os espaços integrados de forma coesa e equilibrada? 

O primeiro passo é tratar os espaços como um só e a partir daí trazer os elementos que unam cozinha e sala de forma prática e harmônica. Para não errar, confira abaixo as sugestões que eu trouxe essa semana.

Primeiramente, delimite os espaços. Procure o ponto central de cada ambiente e crie essa delimitação a partir do uso dos móveis, como mesa de jantar, mesa de centro e o posicionamento dos móveis ao redor em direção a esses objetos centrais. Desta forma você setoriza os espaços.

Outra dica que pode ser bastante útil é usar plantas e luminárias para dividir esses ambientes. Se eles forem separados por balcões ou pela ilha do fogão por exemplo, a iluminação pode fazer a diferença, como deixar a amarela para a sala e a neutra para a cozinha. As plantas sempre dão um toque mais vivo a decoração.

E para fazer a conexão entre a sala e a cozinha, basta colocar um pouco de cor em cada ambiente, de forma sutil, como por exemplo parte da parede da cozinha e as almofadas da sala no mesmo tom. Essa dica vale para outros elementos que possam aparecer na cozinha e na sala, como as pedras que usamos em bancadas da cozinha, que podem aparecer no painel da TV.

Projeto autoral. Foto: Liliane Colório.

Se for possível, opte por um piso contínuo para os dois ambientes, desta forma a sensação é que o espaço é um só. Pode ser cerâmica, porcelanato e até mesmo pisos laminados resistentes à agua. Já existem ótimas opções no mercado. Como a cozinha ficará visível para a área social, opte por armários que fujam do convencional. São dicas simples, mas que fazem toda diferença no equilíbrio dos espaços, os unindo de forma harmônica e equilibrada. Que tal aplicar uma das dicas acima para integrar seus ambientes?

Um beijo e até semana que vem!

Liliane Colório

Designer de interiores

E-mail: liliane.decorusinteriores@gmail.com

Fone: (54) 98134 2721

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/lilianecolorio.decoradora/?hl=pt-br

Face: https://www.facebook.com/liliane.colorio