Dia Nacional da Biblioteca é comemorado em 9 de abril

0
332
Foto: Fernando Fisch.


Hoje, 9 de Abril, comemoramos o Dia Nacional da Biblioteca. A história das bibliotecas se confunde com a própria história da humanidade. No mesmo momento em que desenvolvemos a escrita e a utilizamos para registrar e transmitir conhecimento, tornou-se imprescindível armazená-lo e catalogá-lo para que gerações futuras pudessem acessá-lo.

Não por menos, todas as bibliotecas do mundo, desde as pequenas comunitárias às grandes bibliotecas históricas, reúnem uma amplitude de obras que abrangem os mais variados assuntos abordados pela espécie humana. Àqueles que visam adquirir conhecimento e, por tabela, desejam explorar a literatura, estudar ou mesmo trabalhar, a presença nas bibliotecas é essencial ao nosso modo de vida.

Mesmo em tempos difíceis como os que atravessamos agora, as bibliotecas assumem papel fundamental no fomento à cultura e ao entretenimento – seja em seus ambientes naturais, repletos pela magia dos milhares de universos contidos em seus acervos, seja na tela de dispositivos eletrônicos, no conforto do ambiente doméstico.

Assim como a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980 e celebrados respectivamente entre os dias 23 e 29 de outubro e 12 de março — data esta que marca o nascimento do primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957)—, o Dia Nacional da Biblioteca visa incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos em qualquer época.

Texto: Fernando Fisch
Auxiliar Administrativo na Biblioteca Pública Cyro Martins/ vinculado a Secretaria da Cultura de Gramado.