50 Tons de Pretas grava música colaborativa do projeto Anos 10

0
328


O projeto “Anos 10 – produção e diversidade na cena musical gaúcha” entra na reta final neste sábado, dia 17, com a gravação da faixa colaborativa pelas vocalistas, instrumentistas e compositoras Graziela Pires e Dejeane Arrue, que formam o dueto 50 Tons de Pretas. Com letra de Graziela Pires, a música “Venha Comigo” terá participações de Pâmela Amaro, Glau Barros, Filipe Catto e Nino Prestes.

Segundo Leo Henkin, que coordena o trabalho de gravação, a letra da música é sobre afirmação, luta, coragem, amizade, persistência e união. “Uma letra muito direta, simples e profunda ao mesmo tempo. É muito bacana que a harmonia da música, em tom menor, se encaixa muito com o recado da letra”, resume o diretor musical.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

Após a escolha da canção, Henkin observa que o processo de criação focou na busca pelo tom, estrutura, arranjo e sobre as participações dos outros artistas. “Comecei a sugerir alguns grooves, sonoridades e fomos trocando idéias. Além de cantar, a Dejeane toca trombone. Começamos a trabalhar uma melodia muito bacana, que ela já havia criado. Fui conversando com os artistas que vão participar, vendo as partes que eles vão contribuir. A Pâmela, por exemplo, vai adicionar percussões e, talvez, um cavaquinho. A Glau Barros, o Nino e o Filipe Catto irão fazer outras vozes. Agora, estamos com muita coisa definida para entrar no estúdio e gravar. É claro que sempre sobra um espaço de improviso, de criação, na hora em que se está no estúdio. Sempre surge alguma idéia e isso é que é mágico nas gravações”, projeta.

GRAVAÇÃO

Com aproximadamente nove horas de duração, o trabalho de gravação ocorre neste sábado, dia 17, no Estúdio Soma, em Porto Alegre. Além dos artistas e da equipe técnica, a gravação vai envolver os sete alunos bolsistas que participaram do workshop de produção musical ministrado por Tiago Becker. “Em paralelo à gravação, teremos a terceira e última etapa de nossa capacitação. É a vez da parte prática, com o pessoal botando a mão na massa. Eles vão acompanhar na íntegra o processo de gravação, edição, mixagem e finalização da faixa, liderados por Leo Henkin e Tiago Becker”, afirma Fernando Gomes, coordenador geral do projeto.

O canal Estúdio Soma no Youtube irá transmitir as imagens durante todo o dia para mostrar o processo de gravação. “No local, estarão as meninas da 50 Tons e sua produtora, Ilana Marques, além dos alunos e equipe técnica. E, remotamente, os curadores Juarez Fonseca e Enio Martins trarão seus comentários e análise sobre o andamento do registro”, destaca Gomes. “Não tenho dúvidas de que ficará muito bacana. É uma verdadeira seleção de artistas fantásticos e muito competentes”, conclui.

VENHA COMIGO

Graziela Pires

OH, OOOO, OOO, OOO

OH, OOOO, OOO, OOO

JUNTAS SOMOS FORTES

NOSSA VOZ NOSSA FORÇA

FRUTOS DE UMA MESMA RAÍZ

JUNTAS SIM PODEMOS

NOSSA HISTÓRIA DE LUTA

OUÇA AQUELA VOZ QUE TE DIZ

VENHA COMIGO NÃO TENHA MEDO

PRA FAZER O CAMINHO TEM QUE CAMINHAR

VENHA COMIGO NÃO SE AVEXE

O INFINITO É O LIMITE A TE ESPERAR

E EU TÔ ESPERANDO POR VOCÊ

E EU TÔ ESPERANDO POR VOCÊ

E EU TÔ ESPERANDO…

OH, OOOO, OOO, OOO

OH, OOOO, OOO, OOO

SOBRE O PROJETO

O projeto “Anos 10” reúne cinco artistas gaúchos independentes com destaque na última década.  Foram convidados Pâmela Amaro, Glau Barros, Filipe Catto, Nino e 50 Tons de Pretas. Coordenado e produzido por dois profissionais de Canela, Enio Martins e Fernando Gomes, o projeto foi aprovado no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. Mais informações sobre o projeto pelo Instagram oficial @anos10rs ou pelo Facebook da Fundação Cultural de Canela.