Escola Nossa Senhora de Fátima é destaque em Olimpíada Nacional de Matemática

1
5405
Secretária de Educação, Gilça Silva, diretora pedagógica, Josiane Machado, com os alunos e professores da Escola Nossa Senhora de Fátima; Foto: Lucas Brito.


A Escola de Ensino Fundamental de Gramado, Nossa Senhora de Fátima, foi destaque da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A OBMEP realizou o encontro nos dias 10 e 11 de novembro, em Porto Alegre. Na ocasião, um grupo de alunos e a professora de Matemática, Luana Xavier, participaram da atividade envolvendo integrantes das outras escolas do Estado que fazem parte do projeto OBMEP na Escola.

“Iniciamos a olimpíada com 155 alunos da escola. Os sete alunos que tiveram melhor resultado foram para a segunda fase. Este ano, Vitor Matheus Bringmann dos Santos, 13 anos, do 7º ano, da EMEF Nossa Senhor de Fátima, recebeu menção honrosa pela sua participação”, explicou a professora.

A premiação (certificado) é enviada no ano seguinte, junto com o material de divulgação.

Em 2016, a Escola Nossa Senhora de Fátima já teve menção honrosa, através da participação de Deivid Moura da Rosa, que estava no 6º ano.

Gramado

Para 2019, um projeto já está sendo pensado pela secretária da Educação, Gilça Silva. “Graças ao empenho dos alunos e da professora, poderemos contemplar outros alunos. Será um laboratório de Matemática no turno inverso ao da aula, já para o próximo ano”, disse.

Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Segundo a professora Luana Xavier, os alunos não recebem uma aula de reforço, mas uma outra metodologia, que é voltada para Matemática Avançada, desenvolvendo exercícios em duplas ou grupos e traçando estratégias para alcançarem resultados.

A oficina é realizada uma vez por semana, no turno inverso ao das aulas.

Programa OBMEP na Escola

Voltado para os professores de Matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e bancos de questões.

Professores e de todo o País são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas.

Mais informações sobre o programa: www.obmep.org.br/na-escola.



1 COMENTÁRIO

Comments are closed.