13° Festival de Cultura e Gastronomia marca a retomada de eventos presenciais em Gramado

0
883
Foto: Cleiton Thiele


O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado marca a retomada dos eventos presenciais na Serra Gaúcha. O evento terá sua abertura oficial nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 11h30, e vai até 12 de setembro. Com rígidos protocolos de biossegurança, o badalado roteiro gastronômico volta a ser realizado na rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro. Ao todo, 12 casas gastronômicas representarão a diversidade de sabores da gastronomia gramadense.

Em sua 13ª edição, estão confirmados o Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo Churrascaria, Fondue e A La Carte, Le Chantilly Crepes e Waffles, Candido’s Pizza Gourmet, Cantina Di Capo, Wasla Burger, Narō Culinária Japonesa, Casa Di Pietro Restaurante, Malbec Restaurante, Josephina, Cantibello e Caracol Chocolates. O circuito gastronômico contará com pratos salgados e doces. Os salgados terão custo de R$ 30 e os doces R$ 20.

Além de receitas deliciosas, um variado cardápio de bebidas será oferecido pela Abrasel Hortênsias. Chopes, cervejas, vinhos, espumantes e refrigerantes estão entre as opções para compor a harmonização ideal.

Com o tema “Do produtor à mesa: valorizando a economia local”, o circuito gastronômico também movimenta as agroindústrias familiares de Gramado. Além de fornecer os insumos para o Concurso Melhor Chef e para as Oficinas Gastronômicas, produtores locais terão um espaço para comercializar seus produtos no Centro de Gramado.

Protocolos

O acesso do público para participar do evento será gratuito, mas limitado em 240 pessoas sentadas como forma de zelar pela saúde da população local e dos milhares de turistas que visitam a região. Além do acesso controlado do público, a estrutura montada na rua Pedro Benetti terá distanciamento entre as mesas, totens de álcool em gel, higienização constante de superfícies e cardápios digitais. O uso de máscara é obrigatório para quem não estiver sentado na praça de alimentação.

Cozinha experimental

Em formato on-line, as oficinas da Cozinha Experimental serão transmitidas diariamente, às 12h, pelo canal Gramado Eventos TV no YouTube. Os conteúdos vão abordar receitas da gastronomia, história dos restaurantes participantes e curiosidades dos produtores locais.

02/09 – Receita de Aligot de Aipim

03/09 – Receita de Carreteiro Defumado

04/09 – Receita de Feijão à moda Portuguesa

05/09 – Receita de Sobresa “Figo de Abóbora”

06/09 – Receita as Raízes da Minha Terra

07/09 – Receita de Risoto de Cogumelos

08/09 – Receita de Pão Colonial

09/09 – Receita de Canjiquinha Gaúcha

10/09 – Receita de Tortei com Abobóra

11/09 – Receita de Risoto de Pesto

12/09 – Receita Descobrindo o Sorrentino

Restaurantes e pratos

Belle Vitrine

– Risoto de costela marinada por 12 horas, depois assada, acompanhado de crispy de couve.

Casa Galo

– Sanduíche de Cordeiro com Fondue de Brie: baguete de parmesão, maionese, cordeiro grelhado ao vinho tinto, cebolas roxas, fondue de queijo brie, crocante de parmesão, alface americana, batata chips e brotos de beterraba.

Le Chantilly

– Waffle de bruxellas com chocolate branco Laka e morangos frescos

Candido’s Pizza Gourmet

– Calabresa com cebola roxa.

– Di Parma: molho pomodorro pelati, muzzarella de búfala, tomate cereja, rúcula, presunto Parma e raspas de parmesão.

– Marguerite Gourmet: molho pomodorro pelati, muzzarella de búfala, molho pesto e manjericão fresco.

– Frutti Rossi: chocolate branco, frutas vermelhas reduzidas ao vinho e amêndoas laminadas.

Cantina Di Capo

– Ragu de lingüiça com polenta mole.

Wasla Burger

– Hambúrguer Artesanal: pão, 150 gramas blend do Wazla, queijo mussarela, queijo cheddar, bacon fatiado, cebola caramelizada, alface, tomate e batata frita.

Narō Culinária Japonesa

– Uramaki Narō: 10 Uramakis de salmão Philadelphia, molho aji amarillo, tarê e crisps de batata doce.

Casa Di Pietro

– Bacalhau à Braz: bacalhau, ovos, batatas, cebola, alho, salsinha, azeitonas pretas, leite, azeite e arroz branco.

Malbec

– La Plata Malbec: seleção de três preparos de carnes tradicionais do churrasco mundial: brisket preparado com black rub e assado por 6 horas, Buffalo Wings com molho Bbq com toque de laranja e pimenta tabasco na medida, linguiça de porco da casa tradicional do Malbec. Para acompanhar, batatas rústicas com alecrim, salada Americana com um toque de curry e mel, e um picles de pepino e cebola roxa com vinagre doce de maçã e mostarda.

Josephina

– Macarrão caseiro com molho sugo e parmesão, pancetta, tomate confit e burrata.

Cantibello

– Iscas de frango frito empanadas na farinha panko, batatinhas assadas cobertas com raspas e queijo parmesão gratinado, pimenta biquinho e molhos rosé ou sour cream.

Caracol Chocolates

– Fondue in box de chocolate com morango ou marshmallow.

– Chocolate quente cremoso.

Serviço

13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Quando: 2 a 12 de setembro de 2021

Horário: das 11h30 às 23h

Local: rua Pedro Benetti

Entrada gratuita