12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado segue com programação intensa nesta semana

0
512
Mostra A Arte da Terra de Leonid Streliaev. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress.


Até o dia 12 de outubro, a programação do  Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado segue intensa com pratos especiais, programação cultural e oficinas gastronômicas online.  Com o tema “Do Produtor à Mesa”, a 12ª edição promove a união dos restaurantes participantes com produtores da agroindústria local para oferecer receitas com os melhores sabores da colônia. Os pratos têm valor único de R$40,00 e as opções doces R$20,00. Alguns estabelecimentos oferecem a opção de entrega ou retirada. 

Diariamente, os restaurantes participantes recebem apresentações culturais de artistas locais, de diferentes estilos musicais, em formato solo, duo e trio, todos os dias, no almoço e jantar, cumprindo todas as normas de segurança necessárias (confira a agenda abaixo). Dentro da programação cultural, até o dia 12 de outubro, é possível conferir a “A Arte da Terra”, do fotógrafo Leonid Streliaev, exposta na Rua Coberta. Cerca de 20 obras retratam tanto a alma de quem produz como os alimentos consumidos pelos moradores da cidade e por turistas do Brasil e do exterior que visitam Gramado.

Oficinas

Disponibilizada no ambiente digital, a prestigiada Cozinha Experimental, com oficinas gravadas na cozinha do SENAC Gramado, explicam o passo a passo para preparar iguarias típicas da região. As aulas estão sendo disponibilizadas gratuitamente, de forma gradativa, no canal oficial do Festival no Youtube. Os participantes também podem acessar um e-book com todas as receitas no site.

O 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado acontece com todos os procedimentos de saúde e segurança recomendados pelos órgãos e vigilância sanitária. As medidas de distanciamento e higiene estarão de acordo com as orientações já aplicadas nos restaurantes associados da Abrasel da Região das Hortênsias. O coreto, na Praça Major Nicoletti, é o ponto institucional, que oferece informações gerais sobre o Festival.

No circuito gastronômico estão 28 restaurantes: Armazém do Bill, Belle Vitrine, Bistrot Pastasciutta, Burguertino, Brûlée Bistrô, Cantina Pastasciutta, Casa da Madre, Casa Di Pietro, Colosseo, Divino, Dreams Motor Show, DUO, Gran Fondue, Hard Rock Cafe Gramado, Il Piacere, Imperador dos Camarões, Josephina, La Braise, La Place D’Or, Le Chantilly, Le Grand Burger, Maison Enchantée, Malbec, Olivas GastroBar, O’Pasta, Primrose – Saint Andrews, San Tao e Toro. As vinícolas oficiais do Festival, Boscato e Dunamis, estão com rótulos disponíveis nos estabelecimentos.

Concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias

Com um prato que contemplou aromas e sabores da colônia, a chef Arika Messa foi a vencedora do Concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias. A competição teve a sua disputa final realizada na sexta-feira, dia 02 de outubro, na escola do SENAC Gramado, parceira do Festival – atendendo todas medidas de prevenção à Covid-19. Dentro da proposta “Do produtor à mesa: valorizando a economia local”, os participantes preparam suas receitas para um júri técnico formado pelos chefs Bruno Ivanoff (Senac Porto Alegre), Rodrigo Mylius, da UCS (Campus Hortênsias) e Mônica Noel Boff, chef representante da Oxford, patrocinadora do Festival. 

Bruna Gotardo ficou em segundo lugar e  Jesley Agostinho, em terceiro. Todos os finalistas ganharam um conjunto de panelas de cerâmica da Oxford e o primeiro lugar recebeu o troféu Concha de Cristal, produzido pela Cristais de Gramado, colaboradora do Festival.

Programação cultural

As atrações que inauguraram a programação musical do Festival nos restaurantes, no dia 1º de outubro, foram a Big Hits, que embalou o público no San Tao; e Cinnamon, que apresentou hits transformados em jazz, no Toro. Na sexta, dia 2, o almoço no Di Pietro teve a presença dos acordes da dupla Matheus e Joe. No jantar, o Belle Vitrine recebeu o Duo Violão e Acordeon, com clássicos latino americanos; e Jazz Mix, realizou show para os clientes no La Braise. 

O final de semana também foi embalado por muita música. No sábado, dia 3, a Cantina Pastasciutta recebeu o cantor Pepeu Gonçalves com o melhor da música nativista. No jantar, as atrações ficaram por conta de Bruno Quadrado, no II Piacere; Gabriel Boelter, no San Tao e Matheus e Joe, no Gran Fondue. Já no domingo, dia 04, houveram as apresentações de Juliano Bolfe, no Il Piacere; Two Peas, no Burguetino; Maurício Santos, no Imperador dos Camarões e, novamente, Pepeu Gonçalves, no Malbec. A segunda começou com almoço ao som de Laerte Hugentobler, no Josephina. 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

05/10 (segunda-feira)                               

19h – Dupla Show Brasil – Local: Brulée Bistrô

06/10 (terça-feira)

19h – Acoustic Sensation Live – Local: Cantina Pastasciutta

20h – Duo Folks – Local: La Place D’Or

21h – Jerônimo Tomazelli – Local: Hard Rock Café

07/10 (quarta-feira)

19h – DJ Michele Wender – Local: Casa da Madre                       

20h – Will Romero – Local: Le Grand Burger

08/10 – (quinta-feira)                  

19h – Evandro Martins – Local: Colosseo

 21h – DJ Greg – Local: O’Pasta         

09/10 (sexta-feira)

19h – DJ Michele Wender –  Local: O’Pasta

20h – O Som do Vento – Local: Malbec

21h – Acoustic Sensation Live – Local: Belle Vitrine     

10/10 (sábado)

 12h – Matheus e Joe  – Local: Olivas Gastro Bar

 20h – Duo de Cima – Local: Maison Enchantée

11/10 (domingo)

12h – Matheus e Joe  – Local: O’Pasta

13h – Lady Loucura – Local: Dreams Motor Show

20h – Bow Tie – Local: Di Pietro

12/10 (segunda-feira)

20h – Matheus e Joe – Local: DUO