12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado consolida selo “do produtor à mesa” para as próximas edições

0
145
Rafael Carniel, Loy Demari, Fernanda Longobarbo, e Felipe Andreis. Foto: Cleiton Thiele/SerraPres.

Em um ano repleto de desafios e adaptações, o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado encerrou na última segunda-feira, dia 12, celebrando os bons resultados da união dos restaurantes e da agroindústria da cidade. Nesta edição histórica, o público foi recebido com saborosas receitas criadas com insumos de produtores locais e com a boa música de artistas da região. Os números superaram as expectativas: foram consumidos 2.500 Pratos do Festival e adquiridas mais de 1.000 taças com assinatura da Strauss, patrocinadora do Festival. Com seus rótulos exclusivos, as vinícolas oficiais foram Boscato e Dunamis. 

A cerimônia de encerramento, que teve o preview da Itália como país convidado de 2021, aconteceu ao ar livre, em um belíssimo final de tarde, no Villa Itália Museu e Cantina, conhecido por ser o marco zero da história de Gramado – honrando o tema da edição “Do produtor à mesa”. Na data, estiveram presentes imprensa, autoridades e representantes da Itália. A trilha sonora contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Gramado, Coral Circolo Trentino di Gramado e DJ Greg Moraes.  

Lembrando a importância do padrão que Gramado sempre oferece, Rafael Carniel Presidente da Autarquia Municipal – Gramadotur, afirmou: “Realizamos um pequeno grande festival, democrático e acessível. Acionamos a criatividade dos chefs locais e utilizamos os insumos dos produtores locais, oportunizamos trabalho para prestadores de serviço de delivery e valorizamos os artistas locais. O selo ‘do produtor à mesa’ permanecerá. O Festival deve trazer essa união entre os restaurantes e agroindústrias locais e no que depender da Gramadotur, vamos fomentar isso”.

Com as diversas limitações impostas pela pandemia, neste ano, o Festival se reinventou em busca da inclusão em todos os aspectos. A celebração à cultura e a gastronomia de Gramado foi mais acessível e inclusiva com a consultoria da Semearhis, startup de Impacto Social voltada para o relacionamento humano, especializada na inclusão das PcD (Pessoa com Deficiência). Cardápios com tradução em Braile, Audiodescrição e Narração, e oficinas gastronômicas da Cozinha Experimental com transmissão e interpretação em LIBRAS foram alguns dos recursos adotados.

Dentro da programação cultural, o Festival também apresentou a mostra “A Arte da Terra”, do fotógrafo Leonid Streliaev, exposta na Rua Coberta durante o período do Festival. Cerca de 20 obras retrataram a alma de quem produz e os alimentos consumidos pela cidade e por turistas do mundo todo que visitam Gramado.

Já a prestigiada Cozinha Experimental aconteceu no ambiente digital. Foram 21 oficinas gastronômicas – gravadas na cozinha do Senac Gramado – e um livro com todas as receitas, disponibilizados gratuitamente nos canais oficiais do Festival. Com temas diversos, as aulas tiveram cerca de 1.600 visualizações no Youtube, enquanto o e-book teve cerca de 200 downloads.

Com um prato que contemplou aromas e sabores da colônia, a chef Arika Messa foi a vencedora do Concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias 2020, recebendo o troféu Concha de Cristal. A chef Bruna Gotardo esteve em segundo lugar e o chef Jesley Agostinho, em terceiro.

A Itália, que seria o país homenageado em 2020, confirmou sua participação para o próximo ano por meio das representantes Loy Demari, do Consulado Italiano, Janice Rota, da Câmara de Comércio Italiana para Rio Grande do Sul, e Fernanda Longobardo, da ENIT – Agência Nacional de Turismo da Itália, que anunciaram um evento inesquecível para o próximo ano: “Com o adiamento da participação da Itália, tivemos um tempo maior para preparar a edição do ano que vem. Em 2021, a Itália estará aqui apresentando um dos melhores festivais que Gramado já teve”, anunciou Fernanda.

A 13ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado já tem data confirmada e irá acontecer entre 02 e 12 de setembro de 2021.