12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado: aprenda a cozinhar um risoto de cogumelos

0
454
12Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado_Cozinha Experimental com o Chef Endrigo Sedrez, SENAC - Cozinha de vanguarda com produtos de Gramado - Risoto de cogumelos. Foto Cleiton Thiele/SerraPress


O chef Endrigo Sedrez, do Senac Gramado, participará de três oficinas gastronômicas da “Cozinha Experimental” do 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Uma delas é a “Cozinha de vanguarda com produtos de Gramado” na qual o chef apresentará um delicioso risoto de cogumelos. O docente utilizará na receita três tipos diferentes de cogumelo além de espumante moscatel no cozimento.  

As oficinas do Festival são 100% digitais e ambientadas nas dependências do Senac Gramado, parceiro do Festival. Com o tema “Do produtor à mesa”, a Prefeitura Municipal de Gramado por meio da Gramadotur, com correalização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está promovendo o 12º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado.  

O vídeo completo da oficina estará disponível  a partir de quarta-feira, dia 23 de setembro, nas plataformas digitais do evento como YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCjl6rBtqE3UMfBsTn2KoMGA), Facebook (https://www.facebook.com/FestivalDeGastronomia) e Instagram (https://www.instagram.com/festivaldegastronomia/?hl=pt-br).  

Risoto de Cogumelos 

Endrigo Sedrez – Gramado 

Rendimento: 2 pessoas 

Ingredientes: 

150 g de arroz arbóreo 

50 g de cebola picada 

80 g de cogumelo paris 

80 g de cogumelo shitake 

80 g de cogumelo shimeji 

50   g de manteiga 

80ml de espumante moscatel 

Sal a gosto 

Pimenta moída a gosto 

60 ml de caldo de legumes 

60g de parmesão peça   

Modo de preparo: 

  • Na manteiga, refogue os cogumelos deixando ao dente. Reserve. 

  • Na mesma frigideira, refogue a cebola e adicione o arroz para fritar. 
  • Adicione metade da espumante e espere secar. Coloque aos poucos o caldo mexendo constantemente até ficar ao dente. 
  • Misture os cogumelos no arroz e acrescente o restante da espumante. Acrescente o parmesão ralado e deixe incorporar até derreter. Ajuste o tempero.