Prefeitura de Gramado mobiliza moradores para separação correta de resíduos sólidos urbanos

0
193
Lixo. Foto: Prefeitura de Gramado.


Desde maio de 2022, a empresa Serra Ambiental é responsável pela coleta de lixo domiciliar em Gramado. O contrato com a empresa é emergencial (vigência de 6 meses), e se deu por conta da suspensão provisória do processo licitatório nº 182/2021 (Concorrência nº 07/2021), bem como pela rescisão com a prestadora do serviço de coleta anterior, Verde Ambiental (FFDA Tecnologias Ecológicas), em face de reiterados descumprimentos estabelecidos no contrato, conforme Decisão nº 06/2022, preferida em processo administrativo pela Procuradoria-Geral do Município.

Mesmo em caráter emergencial, o serviço está sendo prestado com o objetivo de manter a cidade limpa e organizada, atendendo as demandas da comunidade e dos estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura de Gramado, através da Secretaria do Meio Ambiente, ciente da importância da adequada prestação deste serviço, e considerando a constante preocupação com a limpeza da cidade, está realizando a compra de 100 novos containers que serão destinados estrategicamente, nos locais onde há maior necessidade, para auxiliar na destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Ainda, a Secretaria do Meio Ambiente constatou que as rotas de coleta não cumpriam satisfatoriamente o objetivo de separação do lixo, tendo em vista que até então a coleta de resíduos secos e orgânicos era realizada no mesmo dia. Tal fato tornava ineficaz a destinação adequada dos resíduos, em razão de que grande parte da população não retorna às suas residências para dispor os resíduos para coleta municipal nos horários propostos.

Desta forma, a SMMA implementou, no dia 08 de junho do corrente ano, o novo cronograma/roteiro de coleta, o qual foi estrategicamente estruturado visando a otimização na prestação do serviço, em conformidade com a realidade da população. A reestruturação das rotas visa otimizar a separação de resíduos, no âmbito municipal, tanto por parte dos munícipes como por parte da prestadora do serviço, objetivando, assim, a destinação adequada para cada tipo de resíduo.

É de suma importância que, para uma coleta de lixo domiciliar ser realmente eficaz, é indispensável o auxílio da comunidade, separando seu lixo adequadamente, observando os dias e turnos em que a coleta é realizada em seu bairro, de modo a colaborar com a limpeza da cidade e com o meio ambiente.

Tendo em vista a busca constante pela melhora nos serviços prestados e entendendo as necessidades da comunidade, o cronograma sofreu pontuais ajustes em alguns bairros.

Confira o cronograma atual de recolhimento de lixo em Gramado: https://bit.ly/cronogramaLIXO.