Gramado zera fila de espera para cirurgias de catarata

0
60


Investir na saúde da comunidade sempre foi uma preocupação da atual administração pública. Prova disso, é que no início da gestão, em 2021, mais de 200 pacientes aguardavam na fila de espera para realizar cirurgias de catarata ou pterígio e hoje essa fila está zerada. Todos os pacientes que aguardavam, já realizaram suas cirurgias.

Atualmente, a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Saúde, contrata duas clínicas para a realização desse tipo de cirurgia, fazendo com que o serviço seja oferecido de forma ágil para a população. Para fazer a cirurgia, o paciente precisa ter iniciado o atendimento na UBS do seu bairro, com um clínico geral que o encaminhará para um especialista. Depois de realizar os exames já é possível agendar a cirurgia, que será realizada em até 45 dias.

O secretário adjunto da Saúde, Volnei Desian, afirma que 236 cirurgias de catarata e pterígio já foram realizadas desde o ano passado. “Estamos com tudo em dia e sem fila de espera. Quando temos casos mais graves, ligamos para o prestador de serviço e conseguimos agilizar ainda mais o processo, porque entendemos que cada caso deve receber a devida atenção”, disse.