FiliGram realiza lançamento em Porto Alegre e anuncia Oliveira Silveira como autor homenageado

0
34


Na manhã da última terça-feira (03), aconteceu o lançamento do FiliGram – Festival Internacional Literário de Gramado na Livraria Taverna, em Porto Alegre. Ocupando o segundo andar da Livraria, o lançamento harmonizou com o propósito do Festival de preencher a cidade de Gramado de literatura durante os dias 2 a 11 de setembro.

No evento, o poeta, intelectual e professor Oliveira Silveira foi anunciado como o grande homenageado do FiliGram 2022. Nascido em um distrito de Rosário do Sul, Oliveira foi um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra junto ao grupo Palmares nos anos 1970. Sua obra, principalmente os artigos e poemas, influenciou gerações de escritores e pensadores do Brasil.

Naiara Silveira, filha do poeta, esteve no lançamento e falou sobre a importância da homenagem: “É uma emoção ver nosso pai ser homenageado nesse grande evento que será um sucesso, e dar visibilidade à obra de meu pai”. Já o escritor e pesquisador da obra de Oliveira, Ronald Augusto, lembrou que a literatura de autoria negra já existe desde o século XVIII, embora tenha sido valorizada por grandes editoras apenas nos últimos anos. “Não podemos deixar que as grandes editoras varram dos mapas selos e editoras pequenas de literatura negra. É graças a elas que agora tudo está acontecendo”, avaliou.

Segundo o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, “o FiliGram foi pensado com muito carinho, para ser o mais diverso e abrangente possível e discutir as questões sociais do nosso tempo”. A estimativa é que o Festival, que também vai englobar a 25ª Feira do Livro de Gramado, atraia um público de 80 mil pessoas no espaço de 3500 m² que está sendo preparado no Lago Joaquina Rita Bier.

O FiliGram é uma realização da Prefeitura de Gramado e conta com produção da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais e patrocínio das empresas D´Gregio, Jolimont e Mãos do Mundo.