Criando seu plano de marketing de conteúdo

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Oieee, aqui é Jenny Runge, A IDEALISTA, e na coluna de hoje vamos falar sobre plano de marketing de conteúdo. Algo que parece muito assustador para os jovens mortais do mundo do MKT, que estão aderindo, ainda que timidamente, ao uso das ferramentas digitais e sociais. Vamos descobrir um pouquinho do que vem antes da mídia. Afinal de contas, você não tem mais escolha.

O mundo on e off line já não se separam mais. Você está online o tempo todo, queira você ou não.

Mesmo que não use as redes sociais, você está no whatsapp, no telegram, no linkedin, no pinterest, navegando por sites procurando algo, se informando ou se entretendo.

A pandemia nos trouxe uma aceleração sem precedentes do uso dessas ferramentas.

O que é importante aqui é você observar e absorver.

Com tanto barulho na internet, achar conteúdo de valor é complicado, a gente sabe e mais complicado ainda é você entender que não existe ninguém melhor que você. Que você é único e as pessoas querem SIM te ouvir, te ver, compartilhar de conhecimento e se alimentar do conhecimento que você pode entregar!

Muitas e muitas vezes as pessoas costumam me dizer: “Não faço ideia por onde começar a publicar”, “Será que devo fazer dancinha?”, “Não quero aparecer!”, Não sei o que dizer nos meus vídeos” ou “não sei o que escrever nas minhas legendas”… e assim vai.

Esteja criando postagens no Instagram, vídeos no YouTube, lives no Facebook, postagens em blogs, o que for… é um problema comum para as pessoas ficarem sem saber que tipo de conteúdo e que tipo de mensagens enviar.

E como resultado dessa incerteza, a maioria das pessoas não faz nada, o que obviamente atrapalha seu crescimento em qualquer sentido.

Então, vamos falar sobre como descobrir exatamente que tipo de conteúdo produzir que seu público vai adorar e impulsionar seus negócios.

Antes de mais nada: queremos descobrir com que tipo de conteúdo seu público-alvo vai ressoar, responder, engajar…

𝗖𝗢𝗠𝗢 𝗙𝗔𝗥𝗘𝗠𝗢𝗦 𝗜𝗦𝗦𝗢?

Abuse dos temas livres! Pesquisados ou criados por você para seu público! Temas são tópicos que seu público vai querer ouvir ou aprender. Pense em todas as coisas que são importantes para você e seu público – no que se refere ao seu nicho de mercado e vida pessoal.

Que tal praticar um pouco? Experimente este exercício de criação de temas:

𝗘𝗧𝗔𝗣𝗔 1: Responda à pergunta sobre quais são os principais desafios do meu público?

No espaço empreendedor, os principais desafios dos meus públicos são:

Não sei por onde começar

Não sabe criar conteúdo consistente

Não sei ganhar dinheiro

𝗘𝗧𝗔𝗣𝗔 2: Responda à pergunta quais são as MINHAS crenças? Crenças é o que torna seu conteúdo autêntico.

Minhas crenças são:

Não siga por seguir

Basta começar (descobrir ao longo do caminho)

Seja verdadeiro

Ao se concentrar nos desafios e crenças de seu público, você construirá um relacionamento com seus seguidores. Isso eliminará o dilema “não sei o que postar”, que atrapalha o crescimento.

Então, depois de ter sua lista de temas, você vai querer começar a produzir e postar conteúdo sobre esses temas. Este material aqui é um exemplo disso!

Neste texto de hoje o objetivo foi iniciar o plano. Num próximo post posso entregar para você algumas formas de como você pode começar a entregar seu conteúdo e as redes principais para o seu público. Porém, mais do que saber usar as plataformas, você precisa antes impreterivelmente aprender sobre as estratégias que vem Antes da Mídia. Espero que isso torne a criação de conteúdo divertida e fácil para você!

Fique conosco.

𝖢𝗈𝗆 𝖼𝖺𝗋𝗂𝗇𝗁𝗈,

𝖠 𝖨𝖣𝖤𝖠𝖫𝖨𝖲𝖳𝖠