Brigada Militar realiza formatura do PROERD em Gramado

0
92


Na noite de quarta-feira (13), a Brigada Militar de Gramado realizou a formatura de 239 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, nas escolas da cidade.

A cerimônia ocorreu no Auditório Hortênsia – Expogramado, contando com a presença de diversas autoridades, comunidade e familiares dos alunos.

Neste semestre as aulas foram ministradas pela Soldado Talita Raaber, Soldado Filipi Rezende e o Soldado Vinicius Bordin que desenvolveram as atividades em 10 estabelecimentos de ensino. São 12 turmas de 5º anos, no total de 239 alunos

Durante a cerimônia, houve o juramento do Proerd, onde diante da comunidade os alunos se comprometem a dizer não às drogas e à violência. Todos os alunos receberam certificado de conclusão e medalha. Ainda houve premiação de bicicletas aos alunos que se destacaram com as melhores redações sobre o conteúdo estudado.

O PROERD trabalha as habilidades básicas e fundamentais, além do processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:

  • autoconhecimento e autogerenciamento;
  • tomada de decisão responsável;
  • compreensão dos outros (alteridade);
  • habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
  • habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva, de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.