A entrega do troféu Oscarito para a atriz Dira Paes, que ocorre na noite dessa sexta-feira, 25 de agosto, fecha a sequência de homenagens desta 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
Nascida no Pará, na Amazônia brasileira, a carreira de mais de três décadas lhe permitiram interpretar da comédia ao drama, passando por obras infantis – a sua mais recente descoberta – e filmes autorais.
O trabalho de Dira ajudou a descortinar problemas sociais do norte e nordeste brasileiros que ainda hoje são ignorados, como exploração sexual infantil, coronelismo (“Baixio das Bestas”, 2006) e as brutas relações sociais nas periferias das capitais (“Amarelo Manga”, 2002). Nesse ambiente, rodou também “Dois Filhos de Francisco” (2005), o longa que retrata a infância dos ídolos da música sertaneja pop Zezé di Camargo e Luciano e foi campeão de bilheteria. Também revisitou mitos do cangaço como em “Corisco & Dadá” (1996), no qual desempenha o papel da protagonista feminina e o folclore carnavalesco na Salvador contemporânea em “Ó, Pai, ó” (2007).
Entretanto, a atriz não se intimidou em atravessar o Brasil para trabalhar em produções que retratam a história e a cultura do interior do Rio Grande do Sul, como “Anahy de las Misiones” (1997) ou “Noite de São João” (2003), e integrar o elenco de obras de corte urbano sulino, caso de “Meu Tio Matou um Cara” (2004). “O cinema me levou para o mundo e fez com que eu conhecesse e compreendesse um Brasil gigante e plural”, celebra a homenageada.
O troféu Oscarito é entregue desde 1991 para grandes atores e atrizes do cinema brasileiro e, nos últimos anos, já esteve nas mãos de Fernanda Montenegro, Betty Faria, Glória Pires, Flávio Migliaccio, Marília Pêra e Sonia Braga.
Chegam em Gramado Hoje
Gilberg Antunes, produtor-executivo “A fera na selva”
Fábio Meira, diretor “As duas Irenes”
Marcelo Galvão, diretor “O Matador”
Programação
19h – Cinema nos Bairros
“Até que a Sbórnia nos Separe”, de Otto Guerra
EMEF Senador Salgado Filho
19h – Mostras competitivas
“Tailor” (CMB), de Calí dos Anjos
“Pinamar” (LME), de Federico Godfrid
Troféu Oscarito – Dira Paes
“Objeto/Sujeito” (CMB), de Bruno Autran
Vergel” (LMB), de Kris Niklison
Palácio dos Festivais
What’s up friends, nice piece of writing and fastidious urging commented at this place, I am actually enjoying by these.
whoah this weblog is great i really like
studying your articles. Keep up the great work! You understand, lots of individuals are hunting around
for this information, you can help them greatly.
fantastic post, very informative. I wonder why the other specialists of
this sector do not understand this. You must proceed your writing.
I am confident, you’ve a huge readers’ base already!
Hello to every single one, it’s actually a nice for me to
go to see this site, it contains helpful Information.
Brand Propecia buy levitra on line K Clv Compared With Augmentin
Comments are closed.